quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Principais frigoríficos de produtos para carne processada voltam a exportar para os EUA

Autoridades sanitárias do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos comunicaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que o Brasil poderá restabelecer as exportações ao país de cinco frigoríficos para produção de carne termoprocessada.

As cinco unidades foram embargadas preventivamente pelo Ministério da Agricultura por problemas como rompimento de embalagens. A medida foi tomada com o objetivo de evitar eventual embargo total dessa exportação. O comunicado revertendo a situação foi enviado ao Mapa nessa segunda-feira (25).

Os produtos processados termicamente representam a maior parte da exportação de carne brasileira para os americanos. O Brasil possui 18 frigoríficos fornecedores dessa matéria prima.

Em evento em São Paulo, nesta terça-feira (26), o ministro Blairo Maggi (Agricultura) falou sobre a reabertura de mercado para os cinco frigoríficos, que são os principais exportadores para os EUA. Maggi lembrou que recentemente uma missão técnica americana veio ao Brasil a convite do Mapa. A delegação dos EUA visitou várias plantas e conversou com técnicos do ministério e com pessoas da cadeia produtiva. “Ontem mesmo, recebemos a informação de que a carne processada está liberada. Esperamos que, muito em breve, a gente consiga também liberar a carne in natura”.

O fim do embargo de cortes in natura deverá ocorrer depois que os americanos avaliarem documento enviado a eles, em resposta a questionamentos feitos por missão veterinária que esteve no país no primeiro semestre deste ano. A previsão é que isso ocorra em outubro.

Fonte: Mapa

Data de publicação: 27/09/2017

10 comentários:

  1. É muito importante para o Brasil voltar a exportar cresce a confiança para outros países fazerem negócios e com ênfase o comunicado veio pela Autoridades sanitárias do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos restabelecendo as exportações de carne termoprocessada.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma boa notícia para nosso país.

    OS EUA são o maiores consumidores de carne bovina do mundo e quanto menos portas estadunidenses estiverem fechadas para nós, melhor.

    Vamos aguardar ansiosos o fim do embargo dos cortes in natura também.

    Melinda Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Após a crise da Operação Carne Fraca o Brasil vem aos poucos retomando a sua imagem, e voltando a exportar para vários países. No mercado internacional e no mercado interno os números já estão crescendo bem pra Economia do país.

    ResponderExcluir
  4. o Brasil ja começou exportar para a argentina agora para os EUA é uma otima noticia pois mostra que voltamos a ter a confiança em nossas carnes depois daquele absurdo da carne fraca

    ResponderExcluir
  5. O Brasil está retornando ao mercado de exportação de carnes lentamente, após o escândalo carne fraca, porém observamos que os negócios caminham de ótima maneira, tendo em vista que os EUA, são os maiores consumidores desta matéria prima.

    Patricia Bandeira
    Fmu - Comex
    Noturno

    ResponderExcluir
  6. O que faz de um país exportador, é a sua demanda e a qualidade de seus produtos, sabendo disso o Brasil não pode deixar cair demasiadamente seu número de exportações. Pelo cenário que se encontra tem que continuar aproveitando as oportunidades.

    ResponderExcluir
  7. Que bom, que nos foi dado uma nova oportunidade, afinal talvez seja o inicio de um relacionamento forte e rentoso, agora porque não manter um protocolo de qualidade, pra não passarmos por tamanho constrangimento, de corte no fornecimento. Será difícil seguir uma cartilha de qualidade e segurança.
    Sandra Franco FMU Comex Noturno

    ResponderExcluir
  8. É importantíssimo para nós a liberação da comercialização dos frigoríficos e dos produtos processados termicamente pois eles são a maior parte da exportação de carne brasileira para mercado americano.

    Espero que o fim do embargo de cortes in natura logo aconteça para que possamos recuperar o crescimento para esse que é um dos mercados mais importantes do mundo.

    Rafael Crisanto dos Anjos Junior – RA 1935611 / 1° Semestre - Comex – Noturno

    ResponderExcluir
  9. O fim do embargo dessas cinco empresas brasileiras cujo representava a maior parte da exportação de carne termoprocessada, é uma ótima notícia para o Brasil e para o comércio, é imprescindível fiscalizações de qualidade nos produto, para que ofereçam aos consumidores produtos de qualidade, as empresas brasileiras precisa ficar mais atentar as fiscalizações de seus produtos, para que não ocorram esses empecilhos que impacta diretamente no comércio brasileiro (Rosana Pereira da Silva/Comércio Exterior-RA: 1721988).

    ResponderExcluir
  10. Com os escândalos envolvendo os frigoríficos o Brasil sofreu um grande prejuízo deixando de exportar para muitos países, como Estados Unido, então a liberação da carne processada é um progresso para o país.
    Camila Ferreira da Silva
    Comércio exterior - Noite
    RA: 1697102



    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos