Deparamo-nos, recentemente, com a questão sobre o que representa um seguro de carga. E notamos que há os que o consideram uma perda. Ele não agrega valor ao produto. Entendemos, sem qualquer sombra de dúvida, que o seguro é um investimento. Assim, agrega valor.
Para que o seguro pudesse ser considerado uma perda, teríamos que levar em conta uma série de fatores. Um deles, que a contratação de seguro não geraria, em qualquer hipótese, reembolso pela perda da mercadoria. A contratação de seguro gera uma contrapartida na perda ou avaria da mercadoria.
Para que não valesse a pena contratar seguro teríamos que pressupor que o ser humano fosse o melhor entre todos os animais. E que o roubo, o furto não habitassem nele. Nesse caso, num acidente qualquer, ninguém mexeria na mercadoria ou veículo, o que não é o caso.
Também que máquinas jamais falhassem. Que os veículos rodoviários de transporte fossem perfeitos e acidentes jamais ocorressem. Ai não haveria perda de mercadoria.
Que trens nunca tivessem problemas. Que essa máquina seria perfeita e nunca falhasse. Descarrilamento seria um fato desconhecido. Que suas peças jamais se desgastassem. Jamais um trem parasse ou não entregasse sua carga.
Que os aviões jamais apresentassem problemas, nunca caíssem e funcionassem sem nunca se acidentar.
Que os transportes aquaviários, em especial o marítimo, jamais tivessem problemas. Que um navio jamais afundasse. Que nunca fosse abalroado. O mesmo com o fluvial.
Está claro que esses fatos são absolutamente impossíveis. Em especial no Brasil, em que temos o maior índice de roubo e furto de carga no transporte rodoviário no mundo. Coisa de 1,5 a 2,0 bilhões de reais em perdas anuais.
Assim, está claro que a contratação de seguro é um investimento. Investir num seguro é como comprar uma máquina para a linha de produção. Que será base para manutenção ou aumento da produção, e alavanca para aumento da produtividade.
Assim, seguro é investimento. Preserva a cadeia logística. Com o seguro, a manutenção do produto está garantida. Em especial se a perda ocasionar parada da linha de produção. E, por consequência, interrupção temporária no fluxo de entrega de uma mercadoria a um comprador que não pode prescindir da mercadoria nem por horas.
Qual será o prejuízo à empresa num evento maligno desse? Em especial quando sabemos que o custo do seguro de transporte é quase nada em relação à mercadoria. Também quase nada em relação ao custo logístico em geral.
Sem a contratação de seguro, podemos inferir que nem sequer um preço de venda real pode ser possível. Dependendo das perdas envolvidas, ter-se-á um preço de venda para a mercadoria se ela tiver seguro, e outro se não. Dependendo da mercadoria, o prejuízo poderá ser maior ou menor. Considerando o índice de sinistralidade, os problemas poderão ser sérios.
Assim, não há, em qualquer hipótese, a possibilidade da consideração de um seguro como perda. Ele, sem dúvida, é investimento. E agrega valor à mercadoria no sentido de preservá-la. Evitando que a empresa desembolse algo desnecessário.
Assim, só há uma hipótese de o seguro ser considerado perda. Que o índice de sinistralidade seja zero. Mas, mesmo assim, jamais poderá ser considerado como uma perda. Nesse caso nunca será contratado, por absoluta falta de necessidade, então, não haverá perda.
Autor: Samir Keedi
O seguro é fundamental para o pais, não podemos correr riscos, principalmente de vida e se passarmos por algum problema o seguro está lá para amparar quem precisar, não a uma vida sem seguros hoje em dia.
ResponderExcluirDiante dos números de roubo de carga do país, é muito perigoso e arriscado que uma carga não tenha seguro. É fundamental que o transportador esteja atento as clausulas do contrato pois cada seguro cobre um tipo de incidente, ou situação.
ResponderExcluirSeguro independente do setor é imprescindível, como foi dito na matéria o índice de roubo de carga o Brasil esta no topo da lista. e concordo em dizer que seguro é um investimento, claro que é bem melhor pagar o seguro e nunca usa-lo e acionar qualquer seguro que seja não é fácil pelo menos aqui no Brasil.
ResponderExcluirAquele que diz que seguro é perda não está enxergando que a perda de uma mercadoria pode sair muito mais caro do que pagar um seguro. Levando em consideração que nosso país sofre com o auto índice de roubo de cargas, seguro é sim um grande e importante investimento. Antes ter uma prevenção do que sofrer uma correção milionária.
ResponderExcluirOs índices de roubo de carga aumenta a cada ano, e infelizmente o ser humana não é perfeito em sua criação, sempre estaremos propicio a acontecimentos indesejáveis, e para garantir conforto e tranquilidade no transporte de mercadora é essencial investir com o seguro nas cargas para que se um dia acontecer algum dos ocorridos acima a empresa não ser penalizada financeiramente.
ResponderExcluirFERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 SALA 1204 COMEX PERÍODO NOITE FMU
O seguro está etrelaçado com o produto, independente do setor.
ResponderExcluirÉ a certeza de que o fornecedor será ressarcido em caso de algum contratempo e não terá maiores prejuízos.É importante que saibamos o quanto o seguro não representa perda de nenhuma forma.
Brenda Emilia 1ºsemestre COMEX
FMU
O seguro é realmente um investimento, pois se acontece algum desses casos como roubo,acidente, perca, problema no transporte, o valor que vai ser gasto é bem maior sem o seguro. Então é melhor pagar um seguro pra evitar qualquer tipo de perca maior.
ResponderExcluirCom o resultado das pesquisas que o número de cargas no Brasil estão aumentando, é muito importante que as mercadorias tenham seguro. É melhor pagar pelo seguro do que pagar pelo prejuízo de ter a carga roubada em um momento que a empresa pode estar passando por dificuldades financeiras, ou seja, seguro sem dúvidas é um investimento.
ResponderExcluirJamille Araújo - COMEX FMU - Manhã 1ºsemestre
Já está mais que claro diante desses exemplos citados que o seguro é sim uma essencial ferramenta no transporte, pois sem ele corremos diversos riscos com a mercadoria ainda mais pelo Brasil ter um índice alto de roubo, e para que não haja problemas durante o transporte no qual prejudicará perda ao dono da mercadoria.
ResponderExcluirAcho que o seguro pode ser um investimento colocando uma pequena taxa nos produtos, como temos um indice alto de assaltos a cargas no Brasil. Por isso acho bom ter um seguro
ResponderExcluirO seguro é a forma mais ágil de proteger a mercadoria, sabemos que diversos fatores podem acontecer até produto chegar ao seu destino final, porventura é imprescindível que devemos arcar com os custos dos seguros como forma de prevenir futuros problemas, assim vale ressaltar que ó seguro logístico é de extrema importância para o cliente, sendo, portanto, um investimento.
ResponderExcluirRamon Nery
Comércio Exterior
1º Semestre – Noite
O seguro hoje em dia é a única garantia de que se algo acontecer com a sua mercadoria, a empresa terá um respaldo. Pois como não podemos confiar e não sabemos oque pode acontecer enquanto a carga está viajando, temos que investir na segurança de nosso patrimônio independente do valor.
ResponderExcluirDaniele Sanchez - RA: 1660198
Sala: 1204 Turma: 096201A15
Desde que seja uma taxa confiável, em caso de reembolso, o seguro e obrigatório em trâmites como este.
ResponderExcluirSandra Franco FMU Comex Noturno
O seguro é algo essencial para as cargas, diante a tantas coisas imprevisíveis que vem acontecendo com as cargas dentro dos portos, como o ultimo caso do acidente envolvendo diversos containers no Porto de Santos.
ResponderExcluirMuito interessante a opinião de Samir Keedi sobre os seguros. Estou um pouco chocada com a estatística de que podem chegar até R$ 2 bi as perdas anuais decorrentes de roubo ou furto de carga no transporte rodoviário. Contra números, não há tantos argumentos, e vê-se que a necessidade de ter um respaldo como o seguro é gigante.
ResponderExcluirMelinda Rodrigues
O seguro é a prevenção de perdas, pois sabemos que as cargas nunca vão está totalmente imune de eventuais ocorrências, como o roubo. Portanto é um investimento que deve ser sempre contratado.
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