terça-feira, 19 de setembro de 2017

Valorização do real deverá impactar a balança comercial no próximo ano

A manutenção da taxa de câmbio em um patamar próximo dos R$ 3,00 pode prejudicar o desempenho da balança comercial no próximo ano. É o que afirmam especialistas consultados pelo DCI.

De acordo com eles, o forte avanço das exportações entre janeiro e agosto de 2017, que teve como principal causa o aumento das cotações de diversas commodities, evitou que a valorização da moeda brasileira, na comparação com igual período do ano passado, prejudicasse as trocas internacionais.

Entretanto, esse cenário não deve se repetir em 2018, afirmam os entrevistados. "Não teremos uma alta sustentada de tantos produtos básicos no ano que vem, então o câmbio vai voltar a fazer diferença", diz José Nicolau Pompeo, professor de economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria - DCI
 
Data de publicação: 19/09/2017

3 comentários:

  1. Como a previsão da taxa de câmbio para 2018 não são muito boas para o Brasil, o país terá de aproveitar esse ano para manter a balança comercial forte até o fim do ano e tentar o máximo possível para reverter essa previsão.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  2. Podemos perceber que o Brasil apresentou saldo positivo na balança comercial, impactando na valorização no Real, que irá oscila em 2018, deve-se criada estratégias para que esse índice permaneça ou aumente evitando que haja um retrocesso muito significativo. (Rosana Pereira da Silva/Comércio Exterior-RA: 1721988)

    ResponderExcluir
  3. O Brasil deve aproveitar 2017 para manter a alta na balança , assim garantindo o ano de 2018

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos