O presidente do Uruguai, José Mujica, durante sua passagem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em 14/03, ressaltou a potencialidade de desenvolvimento econômico da América do Sul e enfatizou a importância dos investimentos que têm sido realizados em seu país, bem como a necessidade de a economia crescer de forma sustentável.
Mujica disse em seu pronunciamento no Encontro Empresarial Brasil-Uruguai que o Brasil, por sua dimensão e peso, provavelmente terá de cumprir o papel de defender a força econômica local. "O Brasil tem recursos naturais e capacidade para transformá-los, por isso, temos esperança."
O presidente uruguaio também anunciou que os dois países buscam avançar as negociações para um acordo que permita o uso da moeda local para exportações e importações em substituição ao dólar. "Temos de trabalhar nessa agenda para permitir o intercâmbio em nossas próprias moedas", disse.
Para o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio de Aguiar Patriota, além do momento de grandes oportunidades que os dois países vivenciam, com o comércio internacional mais intenso e diversificado, o mais importante é que os negócios não ocorrem apenas em setores já tradicionais, mas em nova direção, como as áreas de energia e tecnologia.
Já o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, destacou a relevância do Encontro Empresarial - que foi seguido por rodadas de negócios programadas entre empresários de ambos os países - e falou sobre a importância de reuniões permanentes para manter uma agenda dinâmica. "Não se pode ter uma agenda de longo prazo, porque sempre as necessidades estão em mudança; haverá um trabalho contínuo para buscar investimentos e procurar identificar produtos que possam ter compradores em terceiros países", disse ao ressaltar que o mais importante é a vontade de todos para que o comércio cresça. (Redação: Andréa Campos)
16/03/2011
(Fonte: Aduaneiras)
Nenhum comentário:
Postar um comentário