terça-feira, 29 de março de 2011

MINISTRO DE TRANSPORTES DA ALEMANHÃ VISITA O PORTO DE SANTOS NESTA TERÇA-FEIRA

Santos recebe hoje a visita do ministro alemão de Transporte, Construção e Desenvolvimento Urbano, Peter Ramsauer. Ele chegou ontem ao Brasil, com uma comitiva de empresários do setor de infraestrutura e logística. O objetivo de sua visita é fortalecer a relação entre os dois países nesses segmentos.

É a terceira comitiva alemã a visitar a cidade em menos de um ano. Contudo, é a primeira vez que o ministro vem ao Brasil desde que começou a relação entre os dois países nessa área. Nas outras oportunidades, ele foi representado pelo secretário alemão de Transporte, Construção Desenvolvimento Urbano, Rainer Bomba.

Ramsauer tem agenda a partir das 9h30 com o prefeito de Santos, João Paulo Papa, e o presidente da Codesp, José Roberto Serra. Ele irá à Prefeitura de Santos e, em seguida, conhecerá o Porto pelo mar, em um passeio de escuna pelo canal de navegação com sua delegação.

No último dia 17, em Berlim, a Secretaria de Portos (SEP) assinou um termo de referência para o programa Corredor Logístico Santos-São Paulo, que terá financiamento do Banco KFW, do governo alemão.

A expectativa de Papa é grande em torno deste projeto, que consiste em reestudar e melhorar os acessos ferroviários entre a Baixada Santista e o Planalto, além avaliar a implantação de uma ligação seca Santos-Guarujá. O prefeito acredita que pode haver novidades nas duas áreas, já que os alemães têm interesse em oferecer tecnologia para o serviço.

"Temos muito a aprender com os alemães em logística. Nosso Porto está consolidado, mas temos que aperfeiçoá-lo, otimizar a estrutura que temos, pois não temos muitas áreas mais para onde crescer. Essa parceria pode trazer muitos frutos para o Porto, que é crucial para nossas vidas", declarou Papa.

Segundo o prefeito, em outubro passado, quando estiveram em Santos pela última vez, os alemães coletaram informações para os planos que deverão propor. "Acredito que eles vêm com algo concreto", disse.

Para o chefe do Executivo municipal, as duas obras são cruciais para o futuro da região. "Logística e integração física são muito importantes para o Porto de Santos, e isso inclui a ligação seca entre as margens e uma nova ligação com o Planalto".

Agenda

Nesta semana, o ministro alemão Peter Ramsauer tem encontros marcados também com a presidente da República, Dilma Rousseff, com o empresário Eike Batista e com o ministro dos Portos, José Leônidas Cristino.

Ramsauer e Cristino assinarão um plano de trabalho para intensificar a cooperação nas áreas cientifica e tecnológicas nos projetos Carga Inteligente, Desenvolvimento de Sistema de Monotrilho para Contêineres e Sistema Informatizado de Gerenciamento de Tráfego de Caminhões. Assessor Internacional de Secretaria de Portos (SEP), José Newton Gama, irá representar o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, na recepção.

Fonte: A Tribuna
29/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos