O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, calcula que o Plano Geral de Outorgas (PGO) das Hidrovias esteja pronto em “meados de 2012”. A ideia começou a tomar forma no final de 2009 e tem como objetivo identificar o modo de navegação ideal para escoar cargas do agronegócio brasileiro, além de reduzir sensivelmente os impactos ambientais no setor de transportes.
O PGO das Hidrovias está sendo desenvolvido pela equipe de técnicos da Antaq em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fialho rasgou elogios à universidade catarinense e disse ao Portogente que espera uma pesquisa de alto nível e muito detalhada. O documento apresentará o cadastro de todos os rios navegáveis e terminais fluviais existentes e será formatado como um banco de dados georreferenciado.
Fialho citou trabalho similar e de grande riqueza que a equipe da UFSC já realizou para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para ele, será importante cruzar os bancos de dados de ambos os trabalhos para levantar informações de todos os modais de transporte em conjunto.
Porto genteblog dia-a-dia
09/03/2011 00:23
Nenhum comentário:
Postar um comentário