segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Demanda aérea doméstica cai 1% em janeiro

A demanda por viagens aéreas domésticas recuou 1,04% em janeiro, na comparação anual, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foi o pior resultado para esse indicador no mês de janeiro desde 2003, quando o fluxo de passageiros transportados teve queda de 7,5%. Também foi a primeira variação mensal negativa após 43 meses consecutivos de resultados positivos. Em linha com a redução de oferta que tem sido protagonizada por Gol e TAM desde meados do segundo trimestre de 2012, a oferta de assentos no mercado doméstico teve redução de 6,87% em janeiro, diante de igual mês de 2012. A estratégia de Gol e TAM de obter mais rentabilidade, por meio do aumento da taxa média de ocupação dos aviões, contribuiu para que esse índice ficasse em 79,39% em janeiro, um crescimento de 4,68 pontos percentuais sobre o mesmo período do ano passado. É o melhor indicador desde 2000, início da série histórica da Anac. O fluxo de passageiros em voos internacionais, entre as companhias aéreas brasileiras, no entanto, cresceu 9,56% no mês. A oferta de assentos nos voos ao exterior teve aumento de 20,39% em janeiro, na comparação anual. E a taxa média de ocupação dos aviões foi de 76,93%, um recuo de 7,6 pontos percentuais em relação a janeiro de 2012. A Avianca e a Trip registraram as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em janeiro, na comparação anual, de 33,74% e 29,09%, respectivamente. As duas companhias fazem parte do grupo de empresas de médio porte que permanecem com aumento de frota e de oferta. Gol e TAM já anunciaram que a estratégia de readequação de oferta vai se estender pelo menos até o primeiro semestre deste ano. Diante disso, a Avianca viu sua participação de mercado doméstico se situar em 6,27% em janeiro, aumento de 1,63 ponto percentual na comparação anual. A fatia da Trip ficou em 5,31%, aumento de 1,24 pontos percentual na mesma base de comparação. Na Azul, a participação de mercado em janeiro se situou em 11,07%, um crescimento de 1,28 ponto percentual. A participação de mercado da Gol ficou praticamente estável, em 34,30%, ante 34,12% de janeiro de 2012. A fatia da TAM foi de 42,50%, uma alta de 1,78 ponto percentual. Fonte: Valor Econômico - SP Por: Alberto Komatsu

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