terça-feira, 5 de março de 2013

ALVARO DIAS APONTA POSSÍVEL COLAPSO LOGÍSTICO NO ESCOAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (5), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou preocupação com um possível colapso logístico agrícola no Brasil. Ele citou o artigo "Rumo ao pior ano da logística agrícola nacional", do especialista em agronegócio Marcos Jang, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 26 de fevereiro. O artigo lembra que o Brasil colherá, este ano, a maior safra de sua história, com 185 milhões de toneladas de grãos. Esse número é 11% maior que a safra anterior e coloca o país como o primeiro produtor e exportador de soja e o primeiro exportador de milho do mundo. O articulista ressalva, porém, que em recente evento de que participou nos Estados Unidos, "a principal questão não era saber a estimativa de quanto o Brasil vai produzir nesta safra, mas sim os volumes de soja e milho que serão efetivamente escoados através de nossos portos até o início da próxima safra americana". - A preocupação com a logística nacional é gritante. O Brasil no campo é imbatível, mas perdemos quando chegamos ao momento da competição comercial - lamentou o senador. Com base no artigo, Alvaro Dias lembrou que os maiores estados produtores de milho e soja são Mato Grosso, Goiás e Bahia, em regiões que ficam entre mil e dois mil quilômetros de distância dos portos. Ele lamentou a falta de estrutura de hidrovias, ferrovias e estradas e destacou que a capacidade armazenagem do país se limita a 60% da produção. Alvaro Dias acrescentou haver a necessidade de marcos legais e disse que a medida provisória (MP) 595/2012, conhecida como MP dos Portos, exige atenção do Senado. Para ilustrar o gargalo na logística, o senador registrou que as filas para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) são duas ou três vezes maiores que três anos atrás, com "quilômetros de filas de caminhões". No último dia 21 de fevereiro, havia 82 navios em Paranaguá, ante 31 no ano de 2012. No porto de Santos, havia 59 navios, ante 29 há um ano. Segundo o senador, o custo de um navio parado no porto é de US$ 30 mil por dia. Para Alvaro Dias, o governo deveria ponderar sobre a urgente necessidade de investir em portos na região Norte. Ele também pediu a conclusão das BRs 163 e 158 (Mato Grosso e Pará) e de ferrovias de integração, como a Norte-Sul e a Transnordestina, e sugeriu a realização de audiências públicas sobre a logística agrícola nacional. - É um alerta responsável e desprovido de qualquer matriz partidário que deixo para a reflexão da Casa - concluiu. Fonte: Agência do Senado

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