quarta-feira, 6 de março de 2013
Cerca de R$ 50 milhões são perdidos com ligações ilegais de energia no RS
Segundo a CEEE, 67% dos casos de furto estão na Grande Porto Alegre. As novas redes são protegidas contra ligações clandestinas.
Todo o ano, R$ 50 milhões são perdidos com ligações clandestinas de energia elétrica no Rio Grande do Sul. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) diz que 67% dos casos de furto estão concentrados na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A empregada doméstica Marlene Rodrigues de Castro está sem luz há duas semanas. Ela mora na Vila Pinheiros, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O teto da casa é cheio de fios. Resultado de ligações irregulares.
"Esses dias eu queimei o cabelo com a vela, prendi fogo na cabeça. Sem luz não tem condições, a gente precisa da luz ali", disse.
Um poste regular, mas cheio de ligações clandestinas abastece a casa da empregada doméstica e da vizinhança. Há semanas parte da comunidade está sem luz. Houve um curto circuito no local e, nesta situação, não há como pedir o conserto da CEEE.
Desde maio do ano passado a CEEE vem regularizando a rede elétrica de comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana.
"Dispõe de todo um trabalho, de projeto, instalação da rede e trabalho de convencimento e conscientização do uso correto da energia elétrica, beneficiando estes moradores com o padrão de entrada do poste pra instalar o medidor e também com a conta educativa. Durante os seis primeiros meses a CEEE cobra uma taxa mínima pra que esses moradores se acostumem com o novo valor", disse Shirlei Debastiani Cortez, chefe do departamento de fiscalização da CEEE.
As novas redes são protegidas contra ligações clandestinas. A Vila Santo Antônio, também na Lomba do Pinheiro, é um dos locais onde a situação foi regularizada. Até agora, cerca de 600 famílias já foram beneficiadas.
Fonte: Do G1 RS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário