quinta-feira, 2 de maio de 2013
ATIVIDADE INDUSTRIAL PAULISTA SOBE 1,1% EM MARÇO
O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou uma alta mensal de 1,1% em março na série com ajuste sazonal. Na leitura sem ajuste sazonal, o índice registrou forte ganho de 8,8% na comparação com fevereiro. O estudo é realizado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).
A variação do período de janeiro a março deste ano também é positiva, 2,4%. Mas no acumulado de 12 meses, o nível de atividade da indústria sem ajuste sazonal caiu 2,2%.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) ficou em 82,1% em março versus 82,6% em fevereiro deste ano, com ajuste. Na leitura sem ajuste sazonal, o componente fechou março com 81,1% contra 80,6% em fevereiro.
Dos setores avaliados pela pesquisa em março, o segmento de Produtos Químicos se destacou com alta de 2,3% na leitura mensal, considerando os efeitos sazonais.
A atividade na indústria de Artigos de Borracha e Plástico registrou ganhos de 1% sobre fevereiro, em termos ajustados.
Já o desempenho do setor de Celulose, Papel e Produtos de Papel em março registrou queda de 1,3%, com ajuste, na comparação com fevereiro.
Expectativa
A percepção geral dos empresários com relação ao cenário econômico, medida pelo Sensor Fiesp, ficou mais pessimista no mês passado. O índice caiu de 56,8 pontos em março para 50,9 pontos em abril.
A sondagem com relação ao item Mercado também apresentou piora, de 60,1 pontos em março para 54,5 pontos em abril. O mesmo aconteceu com o indicador Vendas, que desacelerou de 59,5 pontos em março para atuais 52,1 pontos em abril.
O indicador de Estoque passou para 51,8 pontos em março para 50,8 pontos em abril, enquanto o Emprego despencou para 44,3 pontos em abril ante 52,4 pontos em março.
A percepção dos empresários quanto ao Investimento também piorou, de 60,4 pontos em março para 53 pontos em abril.
Com exceção do item Estoque, resultados do Sensor acima de 50 pontos revelam expectativas positivas.
Fonte: Agência Indusnet Fiesp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário