quinta-feira, 16 de maio de 2013

Por falta de fiscalização, mototaxistas deixam de trabalhar conforme a lei



Em São João da Boa Vista, vistoria só deve começar depois de outubro. Legislação que regula trânsito ainda não foi implantada no estado de SP.

A falta de fiscalização faz com que motofretistas e mototaxistas de São João da Boa Vista (SP) deixem de fazer o curso para trabalhar de acordo com as normas. A lei de regularização de trânsito para esses profissionais vale em todo o país desde fevereiro, mas no estado de São Paulo ainda não foi implantada. A vistoria na cidade só deve começar depois de outubro.

O proprietário de uma autoescola, Márcio Camarinha, implantou o curso de mototaxista na cidade. Segundo ele, entretanto, desde o começo do ano, apenas uma turma com 20 participantes se formou. “A autoescola está esperando há quase dois meses por mais pessoas para podermos iniciar pela segunda vez o curso, mas muitos falam que como não há fiscalização, não querem fazer ainda”, contou Camarinha.

O curso é obrigatório pra quem quer trabalhar regularizado. “A parte teórica é mais sobre legislação de trânsito e um pouco de relacionamento pessoal entre o passageiro e o condutor. Na parte prática se aprende a técnica de pilotagem”, explicou Camarinha.

Em São João da Boa Vista, a profissão de motofretistas e mototaxistas foi reconhecida por meio de uma lei municipal aprovada em 2011. A legislação orienta os profissionais a regularizarem motos e as documentações em até seis meses, mas o prazo já foi prorrogado várias vezes.

Até o momento, 112 mototaxistas fizeram todo procedimento e estão aptos a trabalhar. Cada um gastou cerca de R$ 800. “Gastei em seguro do passageiro, transferência de documento e equipamentos na moto”, contou o mototaxista Alexandre de Oliveira.

De acordo com estimativa da Prefeitura, ainda há mais de 100 profissionais ilegais. Quem está legalizado reclama que não há fiscalização para tirar das ruas quem trabalha de forma clandestina. “Não temos serviço, em vista desses que estão trabalhando irregular. Quem está regularizado deixa de ganhar”, reclamou o mototaxista Rogério Barboza.

O mototaxista Sérgio Bonaretto não fez as aulas, mas prefere esperar. “Só depois que começar a fiscalizar vou fazer, no momento não tenho dinheiro. Mesmo sabendo que por não estar regularizado eu posse ser multado, mas o jeito é arcar com as consequências”, disse.


Por falta de fiscalização, mototaxistas deixam de trabalhar conforme a lei (Foto: Oscar Herculano Jr/EPTV)

Fonte:  G1 - São Carlos e Araraquara


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos