quinta-feira, 6 de junho de 2013

Marinha aprova novo calado para Santos

A Capitania dos Portos de São Paulo publicou ontem a portaria nº 38, que homologa a nova profundidade e largura do calado no porto de Santos. Assim, o canal de navegação foi rebaixado para 14,90 metros e a largura ampliada para 220 metros.

No entanto, por questões de segurança, o calado operacional será de 13,2 metros. Desta maneira, porto continuará dependendo da maré alta para operar grandes navios.

Segundo a Capitania, o navio-tipo autorizado a realizar manobras sem quaisquer restrições passou a ser de 306 metros de comprimento máximo, largura máxima de 46 metros e até 14,20 metros de calado. Antes, o modelo sem restrição era o de 300 metros de comprimento, 42 metros de largura e 13,30 metros de calado.

A homologação, contudo, não deve trazer ganhos imediatos. A nova profundidade é válida apenas em dois trechos do canal. Os outros dois trechos ainda estão em processo de dragagem.

Hoje só há cinco berços de atracação com profundidade de projeto igual ou superior a 14,20 metros. Três deles são do Terminal Graneleiro de Guarujá (TGG) e do Tecon Santos. Ambos são, respectivamente, os maiores terminais de Santos na movimentação de grãos e de contêineres. Atualmente estão limitados e terão de ser dragados para recuperar a profundidade de projeto.

Fonte: Guia Marítimo

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