quinta-feira, 29 de agosto de 2013

V ENCONTRO CECIEX DEBATE EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DAS MPME'S



Com a presença de cerca de 300 empresários, executivos, especialistas em comércio exterior e representantes comerciais de governos estrangeiros, o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras - CECIEx realizou o V Encontro CECIEx, nesta terça-feira (27), em São Paulo, pautado pelo tema do papel das comerciais importadoras e exportadoras na internacionalização das empresas nacionais. O evento teve o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Roberto Ticoulat, presidente do Ceciex e diretor da ACSP, enfatizou a importância das empresas comerciais importadoras e exportadoras para o esforço de exportação das chamadas micro, pequenas e médias empresas, principalmente. "Hoje temos mais de 25 mil empresas comerciais importadoras e exportadoras participando do comércio internacional do Brasil", frisou. "Mas temos que enfrentar, mesmo assim, vários obstáculos aos nossos produtos manufaturados lá fora".

Para o gerente de internacionalização da Apex-Brasil, Juarez Leal, que apresentou um detalhado estudo dos mercados estratégicos para a internacionalização de empresas brasileiras, o V Encontro Ceciex "foi importante para consolidar a parceria entre a Apex-Brasil e as comerciais importadoras e exportadoras, reforçando o trabalho de exportação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME's)".

Desde o início do Programa Brasil Trade Guide, em 2008, desenvolvido pela Apex-Brasil, já foram realizados 52 eventos nacionais e 15 eventos internacionais. Segundo o gestor executivo do Programa Brasil Trade, Maurício Manfré, ao longo desses quase cinco anos, foram realizadas mais de 4,6 mil rodadas de negócios, com a participação de cinco mil empresas brasileiras. "Nesse encontro de agora, tivemos mais 348 rodadas de negócios, o que demonstra o interesse crescente dos empresários em colocar seus produtos no exterior, bem como das comerciais exportadoras em ampliarem seu leque de produtos", disse Manfré.

Segundo dados compilados pela Apex-Brasil, as Comerciais Exportadoras participantes do Programa Brasil Trade alcançaram exportações totais de pouco mais de US$ 5,6 bilhões no último ano. Enquanto o CECIEx organiza a representação das comerciais importadoras e exportadoras, o direcionamento da Apex-Brasil foca as facilitações proporcionadas pelo Programa Brasil Trade e seus mapeamentos e avaliações das parcerias nas exportações.

O presidente do CECIEx, Roberto Ticoulat, resumiu: "o empresário brasileiro tem de se preparar para a concorrência internacional, seja em termos de custos como de inovações. Somente através da internacionalização, a indústria terá condições de permanecer competitiva no seu próprio mercado".

Além da Apex-Brasil, o V Encontro CECIEx teve o apoio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e Federação das Associações Comerciais do Brasil (FACESP) e a colaboração das câmaras comerciais da União Europeia, dos Países Árabes, do México e da China.



Apex-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos