quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MINISTRO CONVIDA TEMER PARA VISITA AO MARROCOS


O ministro das Relações Exteriores e Cooperação do Marrocos, Saad Eddine El Othmani, convidou o vice-presidente do Brasil, Michel Temer, a fazer uma visita oficial ao Marrocos ainda neste ano. Os dois se reuniram no gabinete de Temer nesta quarta-feira (18), em Brasília, no primeiro de dois dias de visita do marroquino ao Brasil.

De acordo com informações da Vice-presidência da República, Othmani afirmou a Temer que o principal objetivo da sua visita ao Brasil é ampliar a relação comercial entre os dois países. A partir de novembro deste ano, a empresa aérea marroquina Royal Air Maroc passará a voar três vezes por semana ao Brasil. No próximo dia 24, a Agência Marroquina de Desenvolvimento de Investimentos (Invest in Marroco) promoverá um jantar em São Paulo sobre as oportunidades de investimento no país.

Até agosto deste ano o Brasil teve receita de US$ 408,56 milhões com exportações ao Marrocos. A principal categoria de produtos embarcados foi a de alimentos industrializados. Essas remessas corresponderam a 66,7% do total até agosto. No entanto, a balança comercial entre os dois países é deficitária para o Brasil. No mesmo período, o Marrocos exportou US$ 890,24 milhões ao Brasil, sendo que 97,8% corresponderam a adubos ou fertilizantes.

Othmani também se reuniu com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Na pauta do encontro dos dois chanceleres estava prevista a discussão de fortalecimento na cooperação entre os dois países em setores como agricultura, turismo e desenvolvimento social.

O Itamaraty informou que Othmani e Machado assinaram um acordo de cooperação judiciária em matéria civil. Eles também marcaram para o primeiro trimestre de 2014 a realização da reunião da comissão mista Brasil e Marrocos para discutir o aprofundamento das relações entre os países. Segundo o Itamaraty, os dois ministros ainda discutiram "questões da diplomacia internacional" e o chanceler marroquino afirmou que apoia a pretensão do Brasil de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas. Marrocos é integrante temporário do CS até o fim deste ano. A agenda de Othmani em Brasília também previa uma visita ao Congresso Nacional.

Mais reuniões

Nesta quinta-feira (19), o chanceler marroquino estará em São Paulo. Ele participará de um almoço com a diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e visitará a sede da instituição, onde terá um encontro com a imprensa. Na programação de Othmani também está prevista uma visita ao Memorial do Marrocos.


Agência Anba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos