terça-feira, 14 de abril de 2015

DIRETORES DA ANTAQ REÚNEM-SE COM DIRETORIA DA CODESP E VISITAM EMPRESA DE NAVEGAÇÃO, TERMINAL E NAVIO EM SANTOS


Os diretores da ANTAQ, Mário Povia (diretor-geral), Fernando Fonseca e Adalberto Tokarski, reuniram-se com o presidente Angelino Caputo e diretores da Codesp, durante estada em Santos (SP), na semana passada. Os diretores da Agência também visitaram as instalações da empresa de navegação Wilson Sons, o terminal de movimentação de contêineres e veículos da Santos Brasil e o navio da Aliança, que faz a linha de cabotagem Rio Grande do Sul-Manaus.
A reunião com a Diretoria da Codesp aconteceu na manhã da última sexta-feira (10), na sede da Companhia Docas. Em pauta, a situação dos contratos vencidos e a vencer em 2015/2016, critérios e procedimentos para realização de investimentos e fiscalizações.
Na visita à Wilson Sons, também na sexta feira (10), os diretores da ANTAQ, que estavam acompanhados dos chefes da Unidade Regional da Agência em São Paulo, Guilherme da Costa e Silva, e do Posto Avançado da autarquia no porto santista, Daniel Alves dos Santos, conheceram a central de controle de operações de rebocadores e o centro de aperfeiçoamento marítimo da empresa.
Da central de controle da companhia é possível acompanhar em tempo real as operações dos rebocadores da empresa pelos portos de todo o país, do Rio Grande do Sul a Belém (PA). Já no centro de aperfeiçoamento marítimo, a empresa dispõe de salas de teste e um grande simulador das operações do rebocador no porto e em mar aberto.
Atualmente, a empresa conta com uma frota própria de 54 dessas embarcações, espalhadas pelos principais portos brasileiros, e está investindo US$ 140 milhões na construção de mais 12 rebocadores. A empresa dispõe de estaleiro, onde fabrica seus próprios rebocadores e produz unidades para terceiros.
No sábado (11), os diretores da ANTAQ percorreram os pátios de movimentação de contêineres e veículos do terminal da Santos Brasil, no Porto de Santos. Hoje, a capacidade de movimentação do terminal é de 2 milhões de TEUs e 300 mil veículos por ano.
Com os seus 1.260 metros de cais e 14 metros de calado, o terminal recebe navios conteineros com capacidade para transportar cerca de 10 mil TEUs por viagem. Atualmente, o terminal está em processo de expansão para aumentar a sua movimentação de contêineres para 3 milhões de TEUs, montante que deve ser atingido nos próximos três anos.
Os diretores da ANTAQ também embarcaram e acompanharam a operação de descarga do navio conteinero da Aliança Navegação, Vicente Pinzon. O navio, que tem capacidade de transportar 4.800 TEUs por viagem, faz a linha de cabotagem Rio Grande do Sul/Manaus. A viagem de ida e volta nessa linha leva 42 dias.
Reunião com usuários
Na sexta-feira (10), a Diretoria da ANTAQ realizou, na sede da Codesp, a 4ª reunião da agenda positiva com os usuários dos portos, com a participação do representante do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Ronaldo Taboada, e da Associação dos Exportadores de Cana-de-Açúcar e Álcool (AEXA), Ângela Cristina Quintanilha.
Durante a reunião, foram discutidos diversos assuntos que foram demandados nas reuniões anteriores. Segundo Povia, a Agência já vem atuando para levar a efeito o que tem sido pactuado. "A ANTAQ já está atuando através de seus postos avançados e unidades regionais, bem como da sua Superintendência de Fiscalização. Portanto, já temos resultados efetivos na ponta", observou.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Aquaviários
13/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos