PO
O Porto de Santos é um dos poucos no Brasil que realizam diversos tipos de operações e movimentam cargas de todas as espécies. Isso não acontece por acaso. Essa variedade de serviços ocorre pois o complexo atende as principais zonas agrícolas e industriais do País, tem grandes dimensões (sua área ultrapassa os 7 quilômetros quadrados) e conta com uma rede de acessos que permite receber os mais diversos modais - marítimo, ferroviário, rodoviário e dutoviário.
Entre as mercadorias movimentadas no complexo, estão os granéis sólidos vegetais (açúcar, soja, milho, cevada e farelos, entre outros) e os granéis sólidos químicos (fertilizantes, fosfatos, sal, carvão e minério de ferro, por exemplo).
O Porto também conta com regiões especializadas em granéis líquidos químicos, uma na Alemoa (Margem Direita) e outra na Ilha Barnabé (Margem Esquerda), e os líquidos vegetais, caso do suco de laranja, operado no Macuco (Margem Direita).
Nas movimentações de contêineres, que transportam de cargas industrializadas a granéis vegetais, o complexo conta com seis instalações especializadas. São elas o Tecon Santos, as unidades do Grupo Libra (T-33, T-35 e T-37) e os terminais do Grupo Rodrimar, do Ecoporto Santos, da Embraport e da Brasil Terminal Portuário (BTP).
Além disso, o complexo marítimo conta com uma retroárea onde as cargas podem ficar armazenadas, abrindo espaço nos terminais para a chegada de mais produtos e permitindo que a movimentação não fique estagnada.
O cais santista ainda trabalha na exportação e na importação de veículos. Essas operações ocorrem no Terminal de Exportação de Veículos (TEV), na Margem Esquerda, em Guarujá, e no Terminal Portuário Deicmar, na Margem Direita, em Santos.
Abastecimento de navios e atividades de apoio a plataformas de petróleo da Petrobras também são realizadas no complexo santista. E, em seu cais, ainda há espaços destinados a embarcações de pesquisa (nos armazéns 7 e 8) e militares (no Cais da Marinha, onde fica a sede da Capitania dos Portos de São Paulo).
Mas no Porto de Santos, não acontece apenas a movimentação de cargas. Pela região, também há o embarque e o desembarque de turistas em navios de cruzeiro, a partir do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, instalado na região de Outeirinhos, na Margem Direita.
Fonte: A Tribuna
28/04/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário