Em audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta (6), o ministro Armando Monteiro defendeu o aumento das exportações como um caminho essencial para a retomada do crescimento do país. Segundo o ministro, "é preciso conferir um novo status ao comércio exterior". A audiência foi promovida pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Monteiro defendeu que o ajuste fiscal deve ser feito com rapidez, como condição essencial para recuperar o equilíbrio macroeconômico e pré-condição para o Brasil retomar o crescimento econômico em bases sustentáveis.
O comércio exterior, nesse cenário, seria um caminho óbvio para esta retomada, segundo o ministro. Ele lembrou que as exportações podem se constituir em uma alternativa importante para manter o nível de atividade das empresas no País. "O Brasil nunca conferiu ao comércio exterior o status e a importância que deveria. Somos o 7º PIB [Produto Interno Bruto] do mundo e apenas o 25º país exportador. O Brasil responde por apenas 1,2% do comércio internacional", ressaltou.
A pasta lançará ainda neste mês um plano nacional de exportação e o assunto deve ser encarado como "prioridade absoluta". "Nós precisamos melhorar as condições de acesso ao mercado, precisamos de uma política comercial mais ativa e pragmática", afirmou.
Outro foco do MDIC, disse o ministro, é a construção de uma nova política industrial que foque em aumento da produtividade. "A indústria vem perdendo sua participação no PIB. Não podemos aceitar um processo precoce de desindustrialização", disse, em referência à crescente importação de manufaturados pelo Brasil.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
06/05/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário