Nos últimos dois dias, o secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho, participou em Moscou, na Rússia, das reuniões de ministros de Comércio dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Foram tratados assuntos relacionados à cooperação em comércio eletrônico e em temas referentes às pequenas e médias empresas, além de propostas para a cooperação em comércio e investimentos e temas da Organização Mundial do Comércio (OMC). Também participaram das discussões o ministro de Desenvolvimento Econômico da Rússia, Alexey Ulyukaev; o ministro da Indústria e Comércio da África do Sul, Robert Davies; o vice-ministro de Comércio da China, Wang Shouwen; e o vice-ministro de Comércio e Indústria da Índia, Deepak Jagdish, além de representantes da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e da União Econômica Euro-Asiática, a que pertence a Rússia.
Durante o encontro, os representantes governamentais discutiram a "Estratégia de Cooperação Econômica para os Brics", documento que será submetido à aprovação dos líderes durante a sétima reunião de cúpula do bloco, que está sendo realizada esta semana, em Ufá, na Rússia, com participação da presidenta Dilma Rousseff. O documento estabelece princípios e bases institucionais para projetos conjuntos em áreas prioritárias como: comércio, investimentos, energia e ciência e tecnologia.
Ivan Ramalho ainda manteve reuniões bilaterais com o vice-ministro do Comércio da China (MOFCOM) encarregado de comércio exterior e investimentos, Wang Shouwen, e com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Li Wong.
Além disso, o secretário-executivo do MDIC participou das reuniões do Conselho Empresarial dos Brics. Foram organizados grupos de trabalho sobre serviços financeiros; desenvolvimento de competências; manufaturas; energia e economia verde; e infraestrutura. Os resultados dessas discussões, bem como uma declaração do conselho sobre investimentos, serão levados aos chefes de Estado dos Brics, durante a reunião de cúpula.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
08/07/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário