O Departamento de Defesa Comercial da Secretaria de Comércio Exterior, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicou, no Diário Oficial da União do último dia 24 de setembro, parecer favorável sobre a extensão do direito antidumping contra o calçado originário da China. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que entrou com a petição para extensão do direito em março deste ano, comemora o parecer favorável que aponta indícios de dano para a indústria brasileira, caso fosse cessada a sobretaxa ao produto chinês.
Por outro lado, o mesmo parecer coloca a Indonésia como terceiro país de economia de mercado para a base da investigação, já que a China não é considerada economia de mercado para fins de investigação de defesa comercial. Ou seja, os preços chineses serão comparados com os da Indonésia para a definição do valor da sobretaxa. A Abicalçados, no ato da petição, havia solicitado a utilização da Itália como objeto do estudo.
Para o presidente da Abicalçados, Heitor Klein, a Indonésia possui relações econômicas próximas à China, inclusive com plantas chinesas na produção local, o que pode tornar o preço estabelecido "viciado", diminuindo o valor da sobretaxa, atualmente em US$ 13,85 por par importado.
Fonte: Assessoria de imprensa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)
28/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário