Empresas holandesas da cadeia de óleo e gás se preparam para investir no Brasil. De olho no potencial de crescimento promovido pela Shell no País, muitas já mostram interesse no mercado brasileiro no longo prazo.
Pelo menos cinco companhias de médio e grande porte com sede na Holanda têm se mostrado dispostas a estabelecer uma base operacional ou comercial ativa por aqui, conta o advogado Raphael Zaroni, um dos fundadores da Câmara de Comércio Brasil-Holanda do Rio de Janeiro. Em agosto, representantes dessas companhias teriam até mesmo vindo a Niterói para conhecer o estaleiro Brasa, da também holandesa SBM Offshore.
Segundo Zaroni, que viajou à Europa e conversou recentemente com as empresas, são fornecedoras que já possuem algum tipo de relação comercial com a Shell e querem expandir os vínculos com a petroleira também no Brasil. Algumas estariam relacionadas com a indústria naval, afirma ele, sem citar os nomes dos grupos.
"Apesar das incertezas, investir no mercado brasileiro hoje é barato para um estrangeiro", explica o advogado, citando a desvalorização acelerada do real. "O empresário que hoje consegue ver isso e possui fôlego financeiro para segurar cinco ou sete anos de aportes sem retorno vê uma grande oportunidade de se introduzir no País", conforme noticiado pelo jornal DCI.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria
28/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário