sábado, 12 de setembro de 2015

MDIC E ABDI DEBATEM O PAPEL DO SETOR DE SERVIÇOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA


A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI,) promoveu na última quarta-feira, dia 9, um seminário para debater o papel estratégico do setor de serviços para o desenvolvimento da indústria.
Em sua fala de abertura, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, destacou a importância do debate para o desenvolvimento de uma política pública para o setor de serviços, em especial com a participação do setor produtivo. "Ter o setor privado junto neste momento é muito importante para que possamos alinhar ideias e apresentar os temas que estão sendo tratados no governo".
Marcelo destacou ainda que a discussão vai contribuir para a construção de políticas para o setor, que mesmo representando 70% do PIB, ainda está muito focado em serviços de menor valor agregado. "Temos que buscar desenvolver os serviços de maior valor agregado, com maior sinergia com a indústria", afirmou.
Para o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira, o setor de serviços tem sido um dos temas centrais dentro do governo nas discussões sobre políticas públicas de desenvolvimento do país, em especial por sua importância na geração de emprego e renda. "O setor precisa ser tratado de forma madura, e com políticas sólidas para que consigamos fortalecer a economia, gerar emprego e renda. Não podemos pensar em um país socialmente justo sem o fortalecimento do setor de serviços".
De acordo com o secretário do Desenvolvimento da Produção, Carlos Gadelha, é impossível discutir uma nova política industrial coerente desvinculada do setor de serviços. "Temos que tratar o setor de serviços de modo integrado à indústria. Esse é nosso desafio".
O seminário foi dividido em três painéis de discussão: "setor de serviços e a indústria no Brasil", "condições para que a empresa brasileira seja competitiva frente aos principais concorrentes externos" e "serviços na cadeia produtiva: como o comércio pode criar sinergias com os serviços e bens resultantes das cadeias produtivas?".

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
11/9/2015

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