sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Brasil enfrentará resistências e dificuldades para fazer parte da OCDE

Membros do governo federal veem dificuldade no processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No entanto, eles defendem a participação do País no órgão internacional.

Em um primeiro momento, o problema é a resistência de outros participantes da OCDE, que precisam aprovar o acesso do Brasil. "Alguns países, como os Estados Unidos, questionam uma ampliação maior da organização, que já conta com quase 40 membros e tem seis solicitantes", disse o embaixador Carlos Márcio Cozendey, subsecretário-geral de assuntos econômicos e financeiros do Ministério das Relações Exteriores. Além do Brasil, também buscam o acesso Argentina, Peru, Romênia, Croácia e Bulgária.

Segundo Cozendey, é "difícil dizer" se a entrada será aprovada pelos outros membros do órgão internacional. "[Uma negativa] também seria uma perda para a OCDE, pela relevância do Brasil no cenário global", avaliou o executivo. Uma resposta pode ser dada já no final de setembro, quando deve acontecer a próxima reunião mensal da instituição, conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria - DCI

Data de publicação: 06/09/2017

9 comentários:

  1. Na situação atual do país, com dividas e com a condição politica, sua imagem internacional está manchada, com isso dificultando de certo a entrada para a OCDE. Porém o Brasil tem grande área de exportação e um clima muito favorável para determinados produtos. Porém sem condição politica e social.
    Adriana Santos
    comex, manha 1º sem

    ResponderExcluir
  2. É importante para o Brasil aderir à OCDE, pois ajudará o país a ter instrumentos para modernização, atrairá mais investidores estrangeiros. Dessa forma o Brasil seria obrigado a mudar as leis para cumprir as regras de concorrência, tributação e transparência. Além do que daria ao Brasil mais credibilidade através dos investidores. Para alguns, aderir a essa organização pode não ser tão aceita, pois eles acreditam que o país pode perder a autonomia no sistema internacional. Porém a forma como o Brasil vem se apresentando pode prejudicar essa adesão.

    Richard Caine - sala 1204 - Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  3. O país esta passando por uma situação econômica e politica difícil, fazendo com que apareçam essas dificuldade para fazer parte da OCDE. O país teria que se adequar a regras mundiais de investimos e de não discriminação de empresas estrangeiras na concorrência de compras governamentais. Ser aceito pela OCDE ajuda o Brasil a reduzir o risco financeiro e a atrair investimentos.
    Natália Marques - COMEX - FMU MANHÃ

    ResponderExcluir
  4. Seria uma ótima oportunidade para o Brasil ser membro da OCDE, apesar de já sermos um (Parceiro-chave) e podermos participar de comitês, entrar para essa organização iria ajudar muito no reconhecimento do país e ajudar na nossa economia. Nosso país está marcado pelos últimos acontecimentos talvez seja um dos motivos pelo qual não conseguimos entrar.
    Comex-FMU-1Manhã

    ResponderExcluir
  5. Acredito que devemos sim enfrentar resistências e dificuldades, entretanto não vejo motivos para o não aceite do país na organização tendo em vista o potencial econômico brasileiro não só como produtor exportador, sua economia tem crescimento previsto nos próximos anos segundo FMI (fundo monetário internacional). Comércio Exterior Noite FMU RA: 1777047-Turma: 096201A15.

    ResponderExcluir
  6. O Brasil tem grandes chances de ingressar nesta organização, pois tem grande relevância Mundial, apesar da sofrível política interna.

    ResponderExcluir
  7. O brasil pode não ser aprovado pois tem algumas negativas economicamente e financeiramente trazendo uma perda para OECD pois o brasil tem melhorado na exportação automaticamente melhora a economia e financeiro do brasil.

    Nome: Lavínia Ferreira da Silva RA:1766625 sala: 1204 turma: 096201a15 curso: tecnologia em comércio exterior turno: noturno

    ResponderExcluir
  8. Acho muito difícil do Brasil fazer parte da OECD, pois estamos passando por um momento muito delicado no país, onde a corrupção, as crises econômicas estão prejudicando o Brasil a cada dia.

    Rodrigo Mattos RA:1918984 COMERCIO EXTERIOR Período:Noturno

    ResponderExcluir
  9. O país deve se dedicar e mudar sua imagem diante dos demais pois é muito importante o ingresso no OCDE

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos