sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Camex reduz a zero até 2019 tarifa de importação de 115 equipamentos sem produção no Brasil

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou hoje (22) no Diário Oficial da União duas novas Resoluções com a descrição dos 115 equipamentos sem produção no Brasil que terão alíquotas de importação reduzidas de 16% e 14% a zero, até 30 de junho de 2019.

A Resolução Camex nº 78 especifica os 105 ex-tarifários para bens de capital, sendo 85 referentes a pedidos novos e 20 a pedidos de renovação, e a Resolução Camex nº 77 traz a relação de dez ex-tarifários para bens de informática e telecomunicações (oito novos e duas renovações).

As empresas que solicitaram o benefício à Camex informaram que a redução de alíquotas para os 115 itens vai diminuir custos de investimentos produtivos. Os equipamentos importados serão utilizados em projetos nos quais o setor privado vai investir mais de US$ 798 milhões, principalmente nos setores da construção civil, automotivo e alimentício.

Os maiores investimentos serão na construção de uma rodovia na região Sudeste; na produção de novo modelo de veículo de passageiros; e na ampliação da capacidade de produção de cápsulas para bebidas.

O que são ex-tarifários

O regime de ex-tarifários consiste na redução temporária da alíquota do Imposto de Importação de bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT), assim grafados na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), quando não houver a produção nacional equivalente. As regras para a concessão dos ex-tarifários integram a Resolução Camex nº 66/2014.

Fonte: MDIC

Data de publicação: 22/09/2017

6 comentários:

  1. Com a redução temporária do imposto de importação de bens de capital , acredito que teremos um crescimento indústrial relevante , isso devido ao menor custo na obtenção de máquinas, incentivando a abertura de novas empresas no mercado nacional.

    ResponderExcluir
  2. O regime de ex-tarifario tem como objetivo aumentar a inovação tecnológica; aumentar a geração de empregos e renda; ter papel especial no esforço de adequação e melhoria da infraestrutura nacional, estimular os investimentos para o abastecimento do mercado interno de bens de consumo, e contribuir para o aumento da competitividade de bens destinados ao mercado externo, entre outros.

    FERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 SALA 1204 FMU COMEX PERÍODO NOITE

    ResponderExcluir
  3. Esta redução de tarifas e impostos temporária será de suma importância para que possamos avançar em tecnologias e logo, gerar melhorias no setor secundário, não só para bens de consumo, mas para nossa infraestrutura num geral. Além de gerar novos empregos e possibilitar a população a obter poder de consumo outra vez, irá, certamente, alavancar a economia do país. Espero que não deixemos esta grande oportunidade passar em branco ou ser má aproveitada.

    ResponderExcluir
  4. Com a redução das tarifas em maquinários, o país poderá aproveitar para "atualizar" os setores que necessitam de novas tecnologias, já que dentro do país não temos nenhuma opção. Como vi no Porto de Santos, todos as máquinas são trazidas de fora para que o funcionamento do Porto não pare, pois dentro do Brasil não há nenhum fabricante dessas máquinas tão necessárias para o nosso setor.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  5. Com a redução da tarifa de importação, pode ser positivo para o crescimento industrial do país, podendo incentivar empresários dentro do setor de importação.

    ResponderExcluir
  6. A redução da tarifa para importação de tais produtos, é beneficiária pois diminui o custo de investimento incentivando as empresas a serem mais ativas no comércio exterior.
    Camila Ferreira da Silva
    Comércio exterior- Noite
    RA: 1697102

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos