quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Exportação de bicicletas cresce 34% até agosto e países da América do Sul são o maior mercado

As exportações brasileiras de bicicletas avançaram 34,1% nos oito primeiros meses deste ano, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).

O Brasil exportou 4.751 bicicletas de janeiro a agosto contra 3.542 unidades no mesmo período do ano passado. Em agosto individualmente foram enviadas ao mercado internacional 159 bicicletas fabricadas no Brasil, das quais 10 foram para a Argentina e 59 para a Bolívia.

Foram produzidas em agosto 72.321 bicicletas pelas associadas da Abraciclo instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O volume foi 11,3% maior que o de julho e ficou estável sobre o mesmo mês do ano passado. Já no acumulado do ano até agosto foram fabricadas 433.562 bicicletas, com recuo de 3,7% com relação ao mesmo período de 2016.

Fonte: Comex do Brasil

Data de publicação: 13/09/2017

14 comentários:

  1. O aumento na exportação se torna benéfica para o Brasil, isso mostra que estamos cada vez mais focados em modificar essa imagem que o país adquiriu de que pouco se exporta, um número bem significativo.

    Patricia Bandeira
    Comex
    Fmu - Noturno

    ResponderExcluir
  2. Mesmo a bicicleta brasileira sendo uma das mais caras no mundo é bom ver que esse mercado vem crescendo e exportando bem. Com isso a imagem da qualidade da bicicleta brasileira aumenta, e assim mais exportações.

    ResponderExcluir
  3. Nosso país vendo sendo um grande exportador agropecuário, e mudar um dos nossos itens de mais exportação é ótimo para os negócios e reconhecimento no mercado internacional, em vista de algumas notícias não é de agora e a exportação de bicicletas Brasileiras vem crescendo.
    FMU-Comex_1manhã

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ver o Brasil sendo reconhecido pela exportação de bicicletas, isso mostra que o país esta ganhando um espaço grande nas exportações. E esse aumento beneficia a economia do país.
    Natália Marques - COMEX - FMU MANHÃ

    ResponderExcluir
  5. Para o Brasil esse mercado de bicicletas da outra visão para o pais que passa credibilidade e confiança no mercado internacional, além de ser um ótimo exportador de commodities, ter materiais que são fabricados e produzidos aqui no Brasil dará mais oportunidade de crescimento economicamente.

    FERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 COMEX - PERÍODO NOITE FMU

    ResponderExcluir
  6. Considerando o tamanho do nosso país este número ainda esta baixo, porém já é um começo, devemos procurar adaptar os nossos produtos a necessidades dos países estrangeiros para que esse número possa crescer.

    ResponderExcluir
  7. O País tem grandes acessos para exportar produtos, somos ricos em muitas coisas, precisa continuar sendo valorizado e não ter o rebaixamento de valores destas mercadorias.
    Esses reconhecimentos precisam se tornar ainda mais impulsos para melhoria e aumento de setores como estes.

    ResponderExcluir
  8. É ótimo para a nossa visibilidade internacional que o brasil não exporte somente commodities, mas que começe a investir mais em outros setores como o de bicicletas. Podendo assim "tirar" essa imagem que o Brasil mais importa do que exporta, beneficiando a economia do nosso país.
    Jamille Araújo - COMEX FMU - Manhã 1º semestre

    ResponderExcluir
  9. Independentemente do que está sendo exportado, o caminho para o crescimento e desenvolvimento econômico no momento é o ato de exportar, de comercializar e acordar com países do exterior, principalmente aqueles que nós ja temos proximidade, como os países do MERCOSUL, mas vendo por um lado sócio-ambiental, é muito importante a comercialização e exportação de bicicletas, pois assim crescendo o mercado, haverá uma maior compra e consumo do produto que trás benefícios para a sociedade e ao meio ambiente por ser um meio de transporte "limpo" que não agride ao meio.

    ResponderExcluir
  10. Quando analisamos esse cenário, identificamos o Brasil como um grande exportador da América do Sul, nesse contexto cabe os empresários ampliarem as suas exportações de meios de locomoção, assim, além de viabilizar a estratégias comercias com os nossos “Vizinhos” contribui ainda para geração de renda, principalmente com a instalação de polos indústrias.

    ResponderExcluir
  11. É gratificante saber que mesmo de forma lenta, estamos crescendo e movimentando a economia.

    Temos grande potencial perante o mercado mundial de bicicletas. Precisamos apenas ajustar nossos preços para que possamos atingir mercados maiores e mais relevantes como Asiático e Europeu, já que os países que fazem parte desses blocos tem cultura de consumo desse tipo de bem.

    Rafael Crisanto dos Anjos Junior – RA 1935611 / 1° Semestre - Comex – Noturno

    ResponderExcluir
  12. Ótima noticia, um mercado que não é tão divulgado sobre em relação a exportação. MOstra que o país pode diversificar sim, em outros produtos e segmentos.

    ResponderExcluir
  13. O aumento notável na exportação de bicicleta brasileira, expressa quanto às empresas estão optando pelo mercado brasileiro, que possui um forte potencial só precisa ser trabalhado para que a exportação de produtos semelhantes seja ainda mais comercializada por outros países. Além disso, é de suma importância produtos como a bicicleta ser mais comercializado, deixando de utilizar os automóveis que são mais poluentes contribuindo assim com a sustentabilidade dos países que adquire produto como esses. (Rosana Pereira da Silva/Comércio Exterior-RA: 1721988)

    ResponderExcluir
  14. Esses números positivos mostram que o Brasil vem evoluindo na exportação de bicicleta e com essa evolução automaticamente cresce o número de produção e cresce também o número de pessoas empregadas, melhorando a economia do país e sendo assim tendo mais reconhecimento no mercado internacional.

    Rodrigo Mattos RA:1918984 COMERCIO EXTERIOR Período:Noturno

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos