terça-feira, 5 de setembro de 2017

Índia abre mercado e pode ser o principal importador da maçã fresca brasileira em 2018

A Índia autorizou a importação de maçã do Brasil por meio de tratamento a frio. Portaria do Ministério da Agricultura indiano, publicada na Gazeta Oficial da Índia, altera a legislação local relativa ao controle de pragas, de modo a introduzir a possibilidade de tratamento a frio em pré-embarque e em trânsito, por 40 dias, nos carregamentos de maçãs oriundas do Brasil.

Desta forma, o governo brasileiro vence mais uma barreira que possibilita a certificação fitossanitária das exportações brasileiras de maçãs à Índia. A portaria do governo indiano foi publicada no final de agosto.

De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a negociação com os indianos durou vários anos e envolveu, além do Mapa, o Ministério das Relações Exteriores e produtores brasileiros.

Antes desta nova regulamentação, havia o requisito de tratamento pré-embarque com brometo de metila, substância potencialmente danosa ao meio ambiente e de uso restrito a determinadas situações.

Autorização

O Brasil já exportava maçãs para a Índia, mas dependia de autorização daquele país para aplicar o brometo de metila no destino. Tal autorização era renovada anualmente e trazia insegurança para os exportadores.

“Estou convicto que já em 2018 a Índia será o maior destino de nossas exportações de maçãs frescas”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque.

Nos últimos anos, o principal destino das maças brasileiras foi Bangladesh. Com a retirada do entrave fitossanitário, estima Albuquerque, o Brasil deverá ter um crescimento relevante nas exportações para o mercado indiano.

Produção

A produção brasileira safra 2016/2017 foi de 1,3 milhão de toneladas. Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes produtores de maçãs, seguidos pelo Paraná. A região Sul produz 98% da safra nacional da fruta.

Até julho deste ano, o Brasil embarcou 55 mil toneladas, com divisas de US $ 42 mil. Os principais compradores da maçã brasileira são Bangladesh – em média 35% do volume total exportado -, Irlanda, Portugal, Reino Unido, França, Rússia, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Países Baixos (Holanda), Suécia, Arábia Saudita e Índia.

Fonte: Comex do Brasil

Data da publicação: 05/09/17

4 comentários:

  1. Mais avanços para os negócios agropecuários, agora com essa autorização a exportação para índia será menos burocrática, e com o Certificado fitossanitário nossos exportadores não terá que se preocupar tanto e a exportação para índia será algo menos incerto.
    FMU-Comex-Manhã

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber de mais um avanço na exportação brasileira, e que o estamos conquistando o mercado internacional cada vez mais. Além de trazer aumentos na economia brasileira, isso nos dá a oportunidade de sermos reconhecidos pelos nossos produtos que, estão cada vez melhores em termos de qualidade. É uma pena que a exportação ainda não seja influenciada pelo governo, o que seria faria uma grande diferença nos processos, no mercado e na demanda de produtos brasileiros.

    Beatriz Oliveira, Comex, 1°Sem. noturno.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma oportunidade de o Brasil crescer em termos de exportação que isso também ajuda na economia do país, pois nossa produção é de qualidade e assim pode aumentar a demanda e automaticamente gerando empregos. Com essa conquista do certificado fitossanitário das exportações brasileiras de maçã a Índia deixara nossos exportadores mais seguros.

    Rodrigo Mattos RA:1918984 COMERCIO EXTERIOR Período: Noturno

    ResponderExcluir
  4. Percebesse o quanto o brasil é forte na agricultura, exporta milhões de toneladas de maças para vários países mostrando assim que o brasil é um grande exportador, verificasse como não é fácil executar exportação, pois tem que se pensar em todos os processos possíveis principalmente na cultura do pais e em não prejudicar o meio ambiente de outro país.

    Nome: Lavínia Ferreira da Silva RA:1766625 sala: 1204 turma: 096201a15 curso: tecnologia em comércio exterior turno: noturno

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos