terça-feira, 17 de outubro de 2017

Lideradas pelos produtos agrícolas, exportações crescem 15,1% em setembro, segundo a FGV

As exportações brasileiras tiveram um crescimento de 15,1% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as importações cresceram 18% no período. As informações do Indicador do Comércio Exterior (Icomex) foram divulgadas hoje (17) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Entre as três atividades econômicas pesquisadas, a principal alta no volume exportado entre setembro de 2016 e setembro deste ano foi observada na agropecuária (94,5%). As exportações da indústria extrativa cresceram 7,3% e as da indústria da transformação tiveram aumento de 5,3%.

Dentro da indústria da transformação, apenas os bens de capital tiveram queda no volume exportado (11,6%). Entre as outras quatro categorias de uso, os bens de consumo duráveis foram os que tiveram maior alta nas exportações (27,2%), seguidos pelos bens de consumo semiduráveis (10%), pelos bens intermediários (9,5%) e pelos bens de consumo não duráveis (5,5%).

Já os preços dos produtos exportados cresceram 2,7%, enquanto os preços dos importados caíram 1,5% entre setembro de 2016 e setembro deste ano.

Fonte: Agência Brasil

Data de publicação: 17/10/2017

4 comentários:

  1. Esse crescimento é bom, pois sabemos que essa área tem um grande peso na economia do país. É algo que realmente vale a pena exportar do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Observando dados e pesquisas realizadas a cerca do assunto relacionado a evolução de importação e exportação do Brasil, da-se a concluir que o mesmo está em uma crescente quanto a exportação, que é algo muito importante para à economia, porém, por outro lado, ainda há um aumento na importação que não é tão interesse para a balança comercial brasileira e para as empresas, onde o que seria melhor é o oposto do que acontece, uma maior proporção em exportações e menor em importações.

    Aiupi Moura
    Comex - manhã - 1 semestre

    ResponderExcluir
  3. Uma boa noticia para o Brasil, referente as exportações, porém, o aumento da importação é preocupante, pois está ocorrendo um desiquilíbrio na balança comercial nacional.
    Adriana comex manha.

    ResponderExcluir
  4. Ótima notícia para o país, esse crescimento da um refresco no equilibrio da Balança Cmercial.

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos