quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

PIB brasileiro cresceu 1% em 2017, diz FGV






O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 1% em 2017 e atingiu o valor de R$ 6,51 trilhões, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador, divulgado hoje (21), não é um dado oficial, já que o PIB é calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e será divulgado no dia 1º de março.
Segundo a FGV, o indicador cresceu depois de dois anos de retração, com resultados positivos na agropecuária (12,8%), indústria (0,1%) e no setor de serviços (0,3%). Entre os segmentos da indústria, a principal alta ficou com a extrativa mineral (4,5%). A construção teve a única queda dentro da indústria (-5%).
Entre os segmentos dos serviços, o destaque ficou com o comércio (1,8%). Também cresceram os grupos de transportes (1,1%), imobiliários (1%) e outros serviços (0,7%). Tiveram queda os serviços de informação (-1,7%), intermediação financeira (-1,6%) e administração pública (-0,6%).
Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias, com alta de 1,1%, e as exportações, com avanço de 6%, foram os responsáveis pelo crescimento da economia brasileira. Os investimentos tiveram queda de 1,9% e o consumo do governo recuou 0,5%. As importações cresceram 4,9%.
Último trimestre
No quarto trimestre do ano, o PIB cresceu 2,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com altas de 5,1% na agropecuária, 3,1% na indústria e 1,9% nos serviços. Sob a ótica da demanda, foram registrados crescimentos de 3% no consumo das famílias, 3,5% nos investimentos e 12,4% nas exportações. O consumo do governo manteve-se estável.
Fonte:Agência Brasil
Data de publicação:21/02/2018

4 comentários:

  1. Isso é ótimo para nosso país, mal começou o ano e começamos com noticias boas, visa que esse ano será de melhorias em relação a crise que tivemos e já percebemos ,pouca mas já esta dando para visualizar essa mudança, percebe-se que não e apenas um mercado que cresce e sim vários outros.

    Lavínia Ferreira da Silva 1766625
    Comercio exterior FMU-Noite

    ResponderExcluir
  2. Isso é ótimo para nosso país, mal começou o ano e começamos com noticias boas, visa que esse ano será de melhorias em relação a crise que tivemos e já percebemos ,pouca mas já esta dando para visualizar essa mudança, percebe-se que não e apenas um mercado que cresce e sim vários outros.

    Lavínia Ferreira da Silva 1766625
    Comercio exterior FMU-Noite

    ResponderExcluir
  3. Uma notícia de impulsionar os setores,investidores,etec...
    Agora,como construção teve a única queda dentro da indústria (de-5%),deve-se analisar qual o gargalo em cadeia fez com que essa queda tenha sido possível para realinhar essa área tão importante como é a construção.


    Brenda Emilia
    FMU-COMEX NOTURNO
    RA 1771460

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma ótima notícia para o Brasil, nesse contexto é bom enfatizarmos que como esse resultado podemos inferir que esse cenário também deverá impulsionar na criação de novos postos de trabalho, gerando assim aumento na renda das famílias. Apesar desse fato ser essencialmente bom, o Brasil ainda necessita de uma reforma no que diz respeito às tributações e impostos para atrair os investimentos estrangeiros, podendo assim as empresas estrangerias entrar no pais com maior competitividade, elevando cada vez mais o PIB.

    Ramon Santos Nery
    Comércio Exterior
    RA 8690575

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos