O presidente Michel Temer não cumpriu a promessa de lançar em fevereiro a nova política industrial para o setor automobilístico, batizada de Rota 2030 e não tem um novo prazo para tirar do papel o plano. Nos bastidores, técnicos do governo e executivos das montadoras admitem que o programa precisará ser "enxugado" para superar as resistências da área econômica. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:28/02/2018
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3° semestre
Matutino
A Rota 2030 parou na burocracia porque envolve gastos tributários com pesquisas e desenvolvimento técnico das montadoras. Tudo isso foi por causa da restrição das contas públicas.
Mayra Araujo Marques da Silva RA; 8906402 turma: 096103A01 Comex período : manhã
ResponderExcluirA rota 2030 irá ajudar muito o setor automobilístico, e uma pena mais uma vez o governo engavetar um projeto que irá fortalecer a industria nacional de veiculo.
Italo Lucas
ResponderExcluirLogística 4°semestre
Noturno
A indústria automotiva já teve bons retornos econômicos de grande importância no nosso país , atualmente esses resultados só diminuem e estão muito abaixo das expectativas , com a Rota 2030 com certeza iria desafogar a indústria automotiva poderia até reduzir os preços dos produtos vendidos que é um absurdo
Natalia Mariana dos Santos
ResponderExcluirCOMEX 4 SEMESTRE NOTURNO
R.A.: 7285608
A rota 2030 seria um grande projeto do qual facilitaria muito para a industria automativa. Mas como de costume, mais uma vez o governo trata de dificultar e adiar um grande projeto que beneficiaria tanto...
Gustavo Ducci Damasceno
ResponderExcluirRA 8351270
Logística 4° semestre Noturno
Com uma mudança tão grande quanto a abordada pelo projeto Rota 2030 é comum que passe por muitos problemas principalmente se tratando do Brasil, se ao menos o governo informasse um novo prazo para o projeto poderia evitar muitos transtornos vindos da área automotiva.
Mesmo sendo um processo longo o do projeto "Rota 2030", ele já poderia estar sendo executado e não engavetado novamente, se não fosse pelo nosso governo que teima em dizer a todos que precisam "enxugar" os grandes projetos, quando na verdade o dinheiro existe, porém, é desviado e roubado. Espero que saia logo um novo prazo para esse projeto, pois daqui a pouco vai chamar "Rota 2120" (o ano que ele vai finalmente sair do papel).
ResponderExcluirUma pena vermos mais um projeto que beneficiaria e muito o país sendo engavetado pelo governo, ao que parece, uma ajuda no setor automobilístico não parece ser de grande interesse para os nossos representantes em Brasilia, onde os mesmos não conseguem nem estipular uma nova data para que o plano seja efetivado.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
O setor automobilístico poderia ajudar muito na economia, mas ao invés de darem mais liberdades para grandes transportadoras para que ela desenvolva uma cede no país, o governo prefere realizar mais leis burocráticas para tentar obrigar os grandes empresários a pagarem propina.
ResponderExcluirKerollenn Crystyam
Logística 4° semestre
Noturno
Jéssica Machado Rocha
ResponderExcluirComércio exterior.
Ra 8494447
Infelizmente a previsão que a indústria tinha quanto aos incentivos fiscais foi barrada por conta do Ministério da Fazenda, devido a aperto fiscal. O país está fora de controle e evitando o crescimento da indústria, que poderia beneficiar a própria economia com a geração de empregos, contudo o aumento do setor.
O Brasil realmente ainda peca nessas ações politicas, neste caso podemos considerar que adiar ou simplesmente desistir de dar sequência ao projeto poderá futuramente comprometer as indústrias ligadas a área.
ResponderExcluirRAMON SANTOS NERY
RA 8960575
COMEX NOITE 2
A chamada “Rota 2030” é uma nova política industrial que substituirá o “Inovar-Auto”. Esta política industrial estava prevista para ser lançada em fevereiro de 2018 e beneficiaria o setor automobilístico. Porém, por conta da crise econômica que o Brasil está vivendo, o projeto foi adiado pelo atual presidente e não tem novo prazo de lançamento.
ResponderExcluirGiovana Schiavinatto Pugliesi (RA: 8888930)
Turma: 096103A01, período: manhã
CST em Comércio Exterior
Joia heim, quando finalmente for aprovado vai acabar sendo outro plano incompleto, defasado, pra dar continuidade ao atraso da indústria automotiva no país. Nem sei por que ainda tenho esperanças quando anunciam essas coisas.
ResponderExcluirMais um setor afetado pela parte burocrática nacional. É um projeto que pode alavancar o setor automobilístico,trazendo ganhos para o Brasil em vários fatores. Se a princípio fica inviável se seguir com o rota 2030, devia-se pensar em como colocá-lo em prática de outra forma.
ResponderExcluirBRENDA EMÍLIA RA 1771460
COMEX NOTORNO FMU
2 SEMESTRE