Brasil e o Reino Unido firmaram na quarta-feira (28) um memorando de entendimento para fortalecer o comércio entre os países, além de um acordo para acelerar a análise de pedidos de patentes. Espera-se a redução de barreiras ao comércio bilateral e a intensificação da cooperação e exportação. O memorando prevê instrumentos de facilitação da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o suporte à reestruturação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Já o acordo para agilizar a liberação de patentes irá funcionar por meio do trabalho conjunto entre o Inpi e o Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido (UKIPO, na sigla em inglês). Após a patente ter sido concedida por um dos escritórios, o solicitante pode pedir que o exame da patente seja priorizado no outro país, o que estimula a inovação e criatividade do setor privado.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Data de publicação:29/03/2018
Interessante iniciativa dos países envolvidos, com essas barreiras reduzidas itensifica-se o comércio entre os mesmos.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Notícia mais do que satisfatória para o desenvolvimento do comércio internacional, fazendo com que haja menos protecionismo nas negociações entre países de diferentes continentes. Outro ponto a ser observado seria com relação as patentes, onde as mesmas podem demorar anos para serem efetivadas aqui no Brasil, se tudo ocorrer bem e de fato o acordo se firmar, à demora poderá ser enfim, encerrada.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
Que boa noticia! Espero que após esse acontecimento, ambos tenham se capacitem através de projetos que agreguem valor e desenvolvimento para o comércio internacional.