A sobretaxa sobre a importação de aço e alumínio que deve ser adotada pelo governo Donald Trump poderá resultar em um adiamento de investimentos em todo o mundo, segundo avaliação da economista Margareta Drzeniek-Hanouz, membro do comitê executivo do Fórum Econômico Mundial. De acordo com a economista alemã, para avaliar o impacto real da decisão de Trump ainda é preciso aguardar as medidas que serão adotadas pela União Europeia como resposta ao governo americano. Caso o bloco também reaja com políticas protecionistas, o crescimento da economia global estará em risco. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:14/03/2018
A gente espera que a União Europeia adote medidas diferentes das adotadas pelo governo norte-americano. Pois, se também adotarem medidas protecionistas, a economia mundial poderá ser prejudicada.
ResponderExcluirGiovana Schiavinatto Pugliesi (RA: 8888930)
Turma: 096103A01, período: manhã
CST em Comércio Exterior
Toda causa tem um efeito, e isso não poderia ser diferente com a decisão de Trump, era até obvio que outros países tomariam medidas à altura para tentar combater a sobretaxa feita pelo governo estadunidense. E segundo a matéria, o crescimento global está um tanto quanto ameaçado, até que o governo dos Estados Unidos comece a repensar no quanto isso afeta o restante das nações mundiais e seus respectivos comércios.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
É preocupante caso essas medidas de protecionismo forem a solução como contra partida ás taxações. Pois muitas vezes nem sempre o que consumimos provém da indústria nacional, e se essas ações vierem a acontecer teremos que reformular muitos produtos para atender as necessidades da população.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
É nítido que a decisão de Donald Trump está preocupando e ameaçando vários comércios internacionais de diversos países. A sobretaxação põe em risco as industrias, pois nem tudo o que consumimos (material) são produzidos ou fabricados nacionalmente, boa parte é importado. Espero que a União Europeia com os demais países envolvidos consigam uma negociação com o presidente norte-americano para alterar sua decisão.