Durante reunião da Organização Mundial do Comécio (OMC), em 5 de março, o diretor-geral Roberto Azevêdo respondeu a uma série de anúncios ocorridos nos últimos dias, os quais sugerem que em breve seria possível ter um conjunto de novas barreiras comerciais unilaterais. Azevêdo alertou sobre os riscos que dessas medidas, apelando aos membros para refletirem e evitarem a escalada.
"À luz dos recentes anúncios sobre medidas de política comercial, é claro que agora vemos um risco muito maior e real de desencadear uma escalada das barreiras comerciais em todo o globo. Não podemos ignorar este risco e exorto todas as partes a considerar e refletir sobre esta situação com muita atenção. Uma vez que começamos por este caminho, será muito difícil reverter a direção. Olho por olho vai nos deixar todos os cegos e o mundo em recessão profunda. Nós deve envidar todos os esforços para evitar a queda dos dominós primeiros. Ainda há tempo."
Fonte: WTO.ORG
Data de publicação:06/03/2018
Nações criando tarifas e barreiras comerciais pode criar uma guerra comercial mundial
ResponderExcluirVárias nações criando barreiras e tarifas comerciais, tendem a gerar uma guerra comercial mundial em breve.
ResponderExcluirRafaela Provinciano de Santana
Comércio Exterior, 3° semestre, matutino
RA:8468530
A criação de barreiras comercias somente prejudica a interação entre países.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° semestre Matutino
RA 8951840
Daniele Cardoso de Almeida RA:8945984
ResponderExcluirComércio Exterior 3°Sem - Manhã
Com as barreiras comerciais presentes, a maioria das empresas será desencorajada de continuar as operações no exterior. Impor tais barreiras não causará mais que discordância entre países. Além disso, todos os países afetados por ele perderão uma parte de sua economia.