sexta-feira, 23 de março de 2018

'Escalada' de protecionismo é maior risco



Na avaliação de especialistas em comércio exterior ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o principal temor é que a iniciativa tomada pelo presidente Donald Trump contra os chineses provoque uma "escalada" de protecionismo ao redor do mundo. Para Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior, pode haver uma piora no comércio global como um todo, pois não se sabe que outras medidas o governo americano vai tomar após o anúncio de ontem. Ele avalia que a sensação de que o discurso protecionista está ganhando força na maior economia do mundo pode fazer com que os demais governos também se sintam obrigados a aumentar barreiras, dificultando que os produtos brasileiros conquistem mercados.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:23/03/2018

3 comentários:

  1. Debora Carvalho
    Comércio Exterior 3° semestre
    Matutino
    RA: 8953945

    Mediante a decisão de Donald Trump, os outros países ameaçados por essa sobretaxação podem querem revidar e até mesmo, revidar duas vezes pior, pois assim como Trump não se preocupou em prejudicar o comércio internacional, até do próprio país, com tal decisão, os demais países poderiam se sentir na liberdade de fazer o mesmo. E isso ocasionaria uma queda em série das economias e indústrias de todos os países.

    ResponderExcluir
  2. A guerra entre a maior exportadora do planeta e o maior importador do mundo é um sinal de que a crise pode provocar medidas protecionistas e retaliações duras por parte dos países afetados. Se outros países seguirem seus passos, isto teria um impacto grave na ordem do comércio mundial.

    ResponderExcluir
  3. O comércio exterior é de extrema importância para a economia de qualquer país que esteja envolvido. deveriam se atentar e procurar derrubar as barreiras que ainda existem do que querer que sejam inventados novas, que além de tudo são prejudiciais.

    Gabriella Barbosa - Comércio Exterior - 2 Semestre -

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos