O Brasil evitará confronto e só recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as novas barreiras comerciais americanas se o diálogo falhar, explicou o presidente Michel Temer, ontem, na sessão de abertura do Fórum Econômico Mundial na América Latina. Nesse caso, acrescentou, o governo tentará uma ação conjunta com outros países prejudicados pelas tarifas sobre aço importado impostas pelo presidente Donald Trump. É preciso, disse Temer, tratar dessa questão "com muito cuidado". As informações estão na edição de hoje do O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:15/03/2018
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3°semestre
Matutino
RA: 8953945
Um ótimo posicionamento do Temer.
Buscar outros meios de negociação é a melhor forma para se manifestar sobre esse fato, entretanto, acredito que mesmo com a intervenção de outros países nessa "conversa" não irá adiantar, pois Donald Trump não iria tomar uma decisão para mais tarde retroceder. Espero que a união do Brasil com os demais países envolvidos seja um motivo para alguma mudança, diminuição, ou algo do tipo em relação a sobretaxação do Aço e Alumínio.
É de extrema necessidade que países prejudicados com a decisão de Trump se juntem afim de ir contra a sobretaxa feita encima do aço. Acredito que se, a OMC for mesmo convocada, o governo dos Estados Unidos serão "obrigados" a rever sua sentença, para que não haja mais nações prejudicadas.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Creio que se todos os países prejudicados com tais medidas se juntarem e conseguirem firmar essa ação conjunta, talvez essa ação seja revisada. Possivelmente com a pressão que surgirá quem sabe não voltem atrás.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
O Brasil espera que a situação das novas barreiras comerciais americanas se resolvam rapidamente pois estamos tendo prejuízo com as exportações de aço. Porém, para resolver isso, é preciso dialogar. Mas, se o diálogo falhar, o atual presidente do Brasil entrará em contato com a OMC a fim de evitar possíveis confrontos.
ResponderExcluirGiovana Schiavinatto Pugliesi (RA: 8888930)
Turma: 096103A01, período: manhã
CST em Comércio Exterior
O posicionamento do presidente Michel Temer foi muito responsável.
ResponderExcluirAplicar o diálogo como força maior para tentar converter a situação é algo que pode sim funcionar.
Os demais prejudicados pelas tarifas impostas deveriam unir-se e tentar desta forma, alcançar o objetivo de pelo menos, minimizar o impacto que pode surgir com estes custos,se caso a imposição de Trump permanecer.
BRENDA EMÍLIA RA 1771460 2 SEMESTRE
COMEX NOTURNO
FMU