A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou para baixo sua previsão de crescimento do comércio global para 2018. Segundo projeções divulgadas na última quinta-feira (27/09), o fluxo mundial de mercadorias deve avançar 3,9% em 2018 e desacelerar para 3,7% em 2019.
Para a organização, as barras tarifárias ainda não causaram impacto profundo no comércio mundial, mas geram incertezas e podem ter efeitos negativos mais fortes no futuro próximo, especialmente por meio da redução desde já de investimentos na produção de mercadorias para exportação.
O endurecimento de políticas monetárias em países desenvolvidos tem contribuído para a volatilidade no mercado de câmbio, como no Brasil, onde há forte flutuação da cotação do dólar frente ao real, embora, no caso do País, a situação externa não seja a única responsável pela volatilidade.
A OMC também aponta como riscos para o avanço do comércio internacional a possibilidade de fuga de capitais de países emergentes e em desenvolvimento em função do aumento das taxas de juros em nações desenvolvidas, tensões geopolíticas e o comportamento da economia chinesa.
Fonte:Agência Anba - Anba
Data de publicação:27/09/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário