Calçadistas
analisam vitória de peronista na Argentina
Apesar de ser cedo
para formação de qualquer prognóstico mais definitivo, a Associação Brasileira
das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em virtude de barreiras anteriores já
impostas ao calçado brasileiro na Argentina, analisa a eleição do candidato peronista
Alberto Fernández à presidência do país vizinho.
Para o
presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, a eleição do novo
mandatário, com viés mais protecionista do que o liberal Maurício Macri, traz
novamente o fantasma de barreiras aos calçados brasileiros exportados para a
Argentina. "É natural que exista o receio (da volta dos entraves). Durante
boa parte do governo de Cristina Kirchner, hoje vice-presidente na chapa
eleita, tivemos problemas com a liberação de licenças, com prejuízos que chegaram
a mais de US$ 200 milhões", recorda.
Apesar da crise na
Argentina, o país segue sendo o segundo principal destino internacional do
calçado brasileiro, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre janeiro e setembro
deste ano, foram exportados para lá 7 milhões de pares, que geraram US$ 77,14
milhões, quedas tanto em volume (-25,5%) quanto em receita (-33%) na relação
com igual período de 2018.
Fonte:
Assessoria de Imprensa da Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de
Calçados – Abicalçados
Data
de publicação: 29/10/2019
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