quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cabotagem pode desafogar estradas e reduzir custos da indústria


Estudo realizado pela FIESC (Federação das Indústrias) com 76 empresas de médio e grande portes de 19 setores industriais de Santa Catarina mostra que a cabotagem é cotada com um modal que pode mudar a distribuição da matriz de transporte no Brasil.

O levantamento mostra que o modal pode contribuir para a redução do número de caminhões nas estradas e para a diminuição dos custos das empresas. Além disso, 73,3% das empresas responderam que a opção se deve à economia nos valores dos fretes em relação a outros modais, enquanto 10,8% destacaram que esse meio de transporte reduz avarias e risco de roubo de carga. Em relação às situações em que a cabotagem é competitiva, 50,7% do grupo pesquisado afirmou que sabe exatamente quando e por que este meio de transporte é mais adequado; 42% disseram que sabem em parte, mas querem conhecer mais detalhes; e 7,2% não sabem quando esse modal é mais adequado.

Apesar dos benefícios desse meio de transporte, 55,3% do grupo pesquisado disse que não utiliza a cabotagem; 23,7% usam; 17,1% utilizam pouco; e 3,9% usam com frequência. A razão pela qual mais da metade das empresas ouvidas não opta pela cabotagem é que o modal não atende os mercados de destino dos produtos; em segundo lugar aparece a burocracia para utilizar; na sequência, as companhias destacam que o tempo de trânsito não atende às necessidades; e, por último, 12,5% delas não conhecem o suficiente para utilizar o modal.

Nessa primeira etapa o litoral foi selecionado pelo fato de ser uma região que concentra os maiores gargalos de mobilidade. Nas próximas etapas do Plano, as demais regiões do Estado serão contempladas.


Fonte: Guia Marítimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos