quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ecofrotas alerta sobre poluição de veículos no Dia Mundial do Meio Ambiente


Maior administradora de veículos do país orienta procedimentos “ecoeficientes” para diminuir emissão de gases de efeito estufa

A emissão de gases e partículas no trânsito é um dos principais fatores da poluição do ar. Em 2012, o uso de gasolina por veículos foi responsável pela emissão de 71,6 milhões de toneladas de CO2e, aumento de 12% em relação ao ano anterior, quando foram emitidas 64,02 milhões de toneladas de CO2e. Os dados fazem parte de levantamento feito pela Ecofrotas, empresa líder no segmento de gestão de frotas com mais de 520 mil veículos administrados.

Os riscos da poluição causada pelos veículos para a saúde vão desde asmas e bronquites até mesmo câncer. A substituição de gasolina por etanol reduz 100% das emissões de CO2. Segundo o GHG Protocol Brasil, as emissões do etanol são consideradas neutras, compensadas em razão do crescimento da cana-de-açúcar.

Além da substituição da gasolina, combustível fóssil e não-renovável, pelo etanol, outras medidas simples possibilitam diminuir a emissão de poluentes:

 1.    Um motor desregulado pode consumir até 60% a mais de combustível que o normal. Se bem regulado, ele consome menos combustível, lançando menos poluentes na atmosfera.

2.    O filtro de ar em boas condições é capaz de reduzir em até 65% as emissões de poluentes. O acúmulo de sujeira impede a passagem do ar para o motor, gerando mais esforço e aumentando o consumo de combustível. Por isso, a dica é trocar o filtro sempre que ele estiver danificado ou sujo.

 3.    O catalisador é hoje um item obrigatório que ajuda a reduzir até 98% dos poluentes emitidos.  A indicação é que seja substituído com 80.000 quilômetros. Porém, furos, batidas, entrada de água na tubulação e entupimento podem reduzir sua vida útil. No caso de substituição, sugerimos que a peça seja trocada por outra original, e a análise feita por profissionais especializados em oficina mecânica.

 4.    Para os proprietários de motocicletas, a dica é manter o “miolo” do cano de descarga.

 5.    Pneus de veículos devidamente calibrados evitam o aumento do consumo de combustível.

 Para referência

A Ecofrotas, especialista em gestão sustentável de frotas, é líder no segmento com uma carteira de 9 mil clientes corporativos. É responsável pela gestão de 520 mil veículos, que realizam mais de 22 milhões de transações por ano em rede nacional de postos e oficinas mecânicas.

Fonte: intelog.com.br
Por: Andressa Riquelme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos