Autuações foram feitas na segunda-feira (26), primeiro dia de fiscalização. Multa para quem desrespeitar faixa exclusiva é de R$ 53,20.
Na segunda-feira (26), primeiro dia de aplicação de multas a motoristas que desrespeitam a faixa exclusiva para ônibus no Corredor Norte-Sul, em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) autuou 708 carros e motos que trafegavam pela faixa em horário proibido. A maior parte das infrações foi no trecho entre a Avenida 23 de Maio e a Avenida do Jangadeiro, em Interlagos. O valor da multa é de R$ 53,20 e o motorista perde três pontos na cateira de habilitação.
Desde segunda-feira, a CET está fiscalizando os motoristas que desrespeitam a faixa exclusiva para ônibus no trecho do Corredor Norte-Sul entre a Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte, e a Avenida do Jangadeiro, na Zona Sul. Das 19h às 20h de segunda-feira, o G1 flagrou 130 carros e sete motos desrespeitando a faixa exclusiva para ônibus na Avenida 23 de Maio, na altura da Rua Cubatão, sentido Aeroporto de Congonhas.
A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa do Corredor Norte-Sul vale de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6h às 22h. O projeto faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.
Novo trecho em operação
Nesta segunda-feira, foi implantada a quarta etapa da faixa no Corredor Norte-Sul, que fica na Avenida Senador Teotônio Vilela. A CET implantou também faixas exclusivas para ônibus em outras dez vias nesta segunda.
A terceira etapa das faixas exclusivas para ônibus no Corredor Norte-Sul foi implantada nas avenidas Washington Luís, Interlagos, do Jangadeiro e Senador Teotônio Vilela. O segundo trecho passa pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Professor Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís. O primeiro trecho foi inaugurado entre as ruas Paineira do Campo e Carlos de Souza Nazaré.
Segundo a CET, a velocidade média dos ônibus subiu até 108% na faixa exclusiva implantada no trecho do corredor Norte-Sul entre o Túnel do Anhangabaú e a Av. Jornalista Roberto Marinho. Esse incremento de 108% na velocidade foi observado no sentido Centro, no período da tarde: a velocidade subiu de 13,23 Km/h para 27,50 Km/h. No sentido centro-bairro, período da tarde, o aumento da velocidade foi menor, de 56% (de 10,7 km/h para 16,67 km/h).
Durante a manhã, a velocidade teve um ganho de até 47% (no sentido bairro-centro a velocidade média subiu de 15,16 km/h para 22,30 km/h). No sentido centro-bairro, passou de 17,32 km/h para 19,34 km/h, um ganho de 12%.
Entre o pico da manhã e o pico da tarde, o aumento da velocidade dos ônibus chegou a 84%, de 15,85 km/h para 29,16 km/h no sentido bairro - centro. E de 15,21 km/h para 19,35 km/h, no sentido centro-bairro (ganho de 27%).
Do G1 em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário