quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Duas térmicas habilitadas para leilão


Programado para o dia 29 de agosto, o primeiro leilão de energia do ano no país teve habilitado 36 projetos dos 68 inscritos.

A oferta de energia gerada em usinas térmicas movidas a carvão representa o maior volume que será vendido no leilão. Serão 1.840 megawatts (MW) em três projetos, do total de 3.535 MW habilitados. Duas das três térmicas são do Rio Grande do Sul. Uma das usinas é a Seival, em Candiota, e a outra, a CTSul, programada para ser construída em Cachoeira do Sul. Apesar de habilitada, a CTSul não pretende mais concorrer.

Enquanto espera o resultado do leilão, o setor se reúne de hoje a sábado em Gramado no 4º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral. Um dos principais pontos do evento será a proposta de política industrial que deve ser discutida no próximo mês com o governo federal. E uma das ideias é a criação de um polo carboquímico no Estado. O assunto já foi analisado semana passada com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informa o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan. O modelo seria semelhante ao que criou o polo petroquímico de Triunfo. A âncora do projeto seria uma unidade de gaseificação do carvão que poderia produzir combustível e fertilizantes.

– Não estamos inventando moda. Isso já e feito na China – diz Zancan.

O Rio Grande do Sul tem 89% das reservas de carvão do país.


 Zero Hora - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos