quinta-feira, 29 de agosto de 2013
PEDRO BRITO FALA DAS VANTAGENS DO NOVO MARCO REGULATÓRIO NO SANTOS EXPORT
Maior capacidade de atração de investimentos (públicos e privados); aumento da eficiência portuária; redução de custos; eliminação do conceito anacrônico de cargas próprias e de terceiros; simplificação no processo de licitação. Esses foram alguns dos pontos positivos da Lei 12.815/2013 apresentados pelo diretor-geral da ANTAQ, Pedro Brito, durante o Santos Export, em 27 de agosto, na cidade paulista. Brito participou de uma mesa-redonda que discutiu o novo marco regulatório para o setor portuário.
O diretor-geral da ANTAQ informou que, no último estudo sobre os maiores portos, Santos só conseguiu melhorar uma posição: 43º para 42º. "Dos dez maiores portos do mundo, sete são chineses. A China continua investindo no setor, pois reconhece que a logística é uma ferramenta fundamental para que o país continue crescendo a taxas tão vibrantes como vem acontecendo nos últimos anos", apontou Brito, ressaltando que Santos é o maior porto da América Latina, mas que seu crescimento foi tímido.
Durante sua fala, Pedro Brito pontuou alguns desafios que Santos e outros portos brasileiros devem enfrentar para obter crescimentos mais significativos. Entre eles estão: melhoria dos acessos, priorizando ferrovias e hidrovias; maior participação da comunidade no processo decisório da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo); redução da burocracia; implementação de uma logística intermodal; e revisão das poligonais de determinados portos organizados.
"É preciso que empresários, usuários e políticos locais participem das discussões sobre o porto de seu município. Trata-se de perceber que o porto é o coração econômico da cidade, do ponto de vista de geração de emprego, renda e riquezas para a localidade", destacou o diretor-geral.
O Santos Export 2013 teve como objetivos analisar e propor soluções para os desafios enfrentados pelo Porto de Santos e sua comunidade, a fim de manter o crescimento e o desenvolvimento do principal complexo marítimo do Brasil. O evento chegou a sua 11ª edição. Diversas autoridades participaram do Santos Export. Entre elas estiveram o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o governador de Pernambuco, Educardo Campos, e os diretores da ANTAQ, Fernando Fonseca e Mário Povia.
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário