quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Portos operam no limite e dificultam expansão agrícola Escrito por Redação Portogente
Os portos de Vitória (ES), Santos (SP), Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC) estão operando no limite da sua capacidade, revelou uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
As quatro localidades representam os portos por onde o Brasil escoa a maior parte de sua safra agrícola e, de acordo com a Abiove, na safra 2013/2014, devem apresentar os mesmos problemas da safra passada. “O país ficou muitos anos sem investimentos adequados e levará algum tempo até que os atuais planos governamentais produzam os resultados esperados. Ainda vamos ficar certo período recuperando o tempo perdido, até que se consiga uma infraestrutura que facilite o transporte”, afirmou Daniel Furlan Amaral, Gerente de Economia da Abiove, em nota.
Nos portos, são considerados gargalos o baixo calado por falta de dragagem regular e as demoras decorrentes de insuficiente equipe de inspeção fitossanitária. Já no acesso aos portos, os gargalos estão nas vias de acesso rodoferroviárias. Ambos os gargalos afetam a exportação de granéis sólidos agrícolas – soja em grão, farelo de soja e milho, principalmente.
Fonte: portogente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário