quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Todo ano tem reajuste da gasolina, diz Guido Mantega
'Pode ter um, dois, três' reajustes no mesmo ano, acrescentou o ministro. Ele não esclareceu, porém, se haverá nova alta na gasolina ainda em 2013.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta quinta-feira (29) que todo ano tem reajuste no preço da gasolina. "Todo ano têm reajustes. Pode ter um, dois, três. Não tem nada a ver com a questão do câmbio [alta do dólar]", afirmou o ministro, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
Questionado se o governo implementaria ainda neste ano um novo reajuste na gasolina, ele não foi claro. "Não está dito que não vamos fazer, mas não está previsto. Existe um critério e uma metodologia. Os reajustes não se dão imediatamente quando muda o preço internacional [do petróleo]. Há muito tempo é assim e terá o mesmo comportamento ao longo do tempo. Não estou anunciando nem que vai ter e nem que não vai ter", afirmou ele.
A Petrobras busca um reajuste de preços dos combustíveis diante da alta da cotação do petróleo no mercado internacional e da disparada recente do dólar ante o real, já que isso eleva os custos das importações de combustíveis feitas pela empresa para abastecer o mercado doméstico. Para aumentar o preço dos combustíveis, porém, a companhia depende do aval de seu acionista controlador, o governo federal, num momento em que a inflação preocupa.
Em janeiro deste ano, a Petrobras anunciou um reajuste de 6,6% para a gasolina A. "Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", informou a empresa na ocasião.
No ano passado, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Como a Cide já está zerada, um eventual novo reajuste seria necessariamente repassado para os preços ao consumidor.
Alexandro Martello
G1 - em Brasília
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário