quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Petróleo fecha em queda em Nova York a 107,23 dólares o barril


NOVA YORK, 04 Set 2013 (AFP) - O petróleo fechou em queda em Nova York nesta quarta-feira, à espera de uma decisão sobre um ataque ao regime sírio, um dia antes da publicação dos dados sobre as reservas de petróleo nos EUA.

O barril de 'light sweet crude' (WTI) para entrega em outubro perdeu U$1,31 no New York Mercantile Exchange (Nymex) a US$107,23, seu nível mais baixo desde segunda-feira passada.

'Parece cada vez mais provável que seja empreendida uma ação contra a Síria, mas acontece com frequência, durante a primavera árabe, por exemplo, que os preços comecem a subir quando ainda se trata de hipótese, depois da concretização dos fatos provoca um movimento das vendas', destaca David Bouckhout da TD Securities.

O barril de petróleo superou os 110 dólares na semana passada, encarecido pelas declarações de líderes norte-americanos sobre sua determinação de atacar a Síria em resposta a supostos ataques do regime de Bashar al-Assad com armas químicas.

Na quarta-feira, a comissão das Relações Exteriores do Senado tentava aprovar um projeto de resolução autorizando esses ataques militares na Síria.

'Se isso acontecer, o risco continua presente sobre a oferta' de petróleo, alerta Bouckhout.

Com efeito, apesar de a Síria não ser um grande produtor de petróleo, os investidores temem as repercussões de um conflicto de maior alcance na região do Oriente Médio, principalmente para a produção e transporte do petróleo.

Em relação à produção interna, os investidores estudarão as cifras das reservas de petróleo norte-americano da semana passada, que devem ser publicadas na quinta-feira pelo departamento de Energia.


AFP - France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos