A obra está orçada em R$ 240 milhões. “O governo de Santa Catarina fará a contrapartida de R$ 120 milhões, restando ao Governo Federal o investimento de R$ 120 milhões para a obra”, aponta Décio Lima. O projeto engloba a construção de uma bacia de manobras de 530 metros de diâmetro nas proximidades da foz do rio Itajaí-Açu, em frente ao Saco da Fazenda.
Um dos mais movimentados do País, Porto de Itajaí sofre com proximidade urbana
A atual bacia, com 400 metros de diâmetro, permite que apenas navios de até 294 metros alcancem os terminais locais. Com a obra, o Complexo Portuário, no qual também está inserida a Portonave S/A – Terminal Portuário Navegantes, poderá operar com navios de última geração, com 366 metros de comprimento.
Antônio Aires defende que a expansão do porto é imprescindível para que navios de grande porte tenham acesso ao Porto com maior fluidez. “Atualmente, 70% do fluxo de comércio de Santa Catarina passa pelo complexo portuário de Itajaí”, explica.
A Casa Civil informou que o projeto será analisado dentro do programa federal de modernização dos portos brasileiros.
As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Décio Lima.
Portogente

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