segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEMINÁRIO NA FIESP APRESENTA EXPERIÊNCIA DO REINO UNIDO EM GESTÃO DE ÁGUA E RESÍDUOS SÓLIDOS

"Essa é uma oportunidade de compartilhar ideias e soluções para tantos desafios que nossos países enfrentam", afirmou o ministro Richard Benyon, subsecretário parlamentar de Estado para Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido, na abertura do seminário internacional "A experiência britânica em gestão de água e de resíduos sólidos", na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que aconteceu na tarde desta segunda-feira (30/09).

"Estou muito satisfeito de trazer essa delegação de empresários que lida com esses problemas [de meio ambiente] no Reino Unido e globalmente", completou.

De acordo com o ministro, o seminário proporciona um debate sobre desafios nos quais o Reino Unido tem muita experiência. "Nossas empresas estão projetando soluções para ajudar seus clientes e parceiros a aumentar eficiência e reduzir custos", destacou Benyon ao ressaltar os laços comerciais já fortalecidos com o Brasil.

"Os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro serão tão grandes como os de 2012, em Londres, que foram aclamados como os mais verdes dos últimos tempos. E sei que o Brasil tem grandes expectativas nesse sentido. Estamos ansiosos para compartilhar essas experiências com vocês", afirmou.

O cônsul-geral britânico em São Paulo, John Doddrell, destacou que a Fiesp é uma grande parceira do Reino Unido. "Espero que este seminário seja útil para vocês e que essa seja uma boa oportunidade de negócios entre os representantes dos dois países", apontou.

Na opinião de Benyon, desafios criam novas oportunidades para empresas ambiciosas com ideias inovadoras. "O que eu espero é que possamos construir relacionamentos e entender como vocês querem fazer negócios e fazer mais do que apenas trocar ideias", disse.

Para o diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da entidade, Nelson Pereira dos Reis, o evento contempla discussões de temas relevantes para a indústria e a sociedade em geral.

"Na questão ambiental, a Fiesp sempre tenta harmonizar a legislação com o desenvolvimento do país", afirmou, recordando a realização do Humanidade 2012, iniciativa da Fiesp em parceria com a Firjan em paralelo à Rio+20. E completou: "o desafio é termos o respeito ao meio ambiente, mas sem emperrarmos as necessidades das pessoas e a geração de empregos".

Segundo o diretor do DMA da Fiesp, Eduardo San Martin, o Reino Unido está bastante avançado nas questões ambientais. "A temática ambiental é importante para o setor produtivo paulista e brasileiro. E o empresário que hoje cumpre a rigorosa legislação ambiental tem procurado, cada vez mais, reduzir seus custos. Essa é uma grande oportunidade para firmarmos parcerias com aqueles que, por estarem na estrada há mais tempo, são exemplo de sucesso", afirmou.

San Martin destacou que a questão de resíduos sólidos oferece ao empresário brasileiro muitas necessidades e, consequentemente, grandes oportunidades. "Precisamos criar uma indústria de reciclagem em São Paulo e no Brasil. E o empresário precisa, cada vez mais, adotar práticas de reúso de água. Além disso, existem outros anseios de nossos empresários que poderão ser atendidos ao longo deste encontro", afirmou. E concluiu: "investir em meio-ambiente não é gastar, mas sim ganhar dinheiro".



Agência Indusnet Fiesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos