quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Pneus são aliados no tratamento de esgoto em Petrópolis, RJ


Pneus e garrafas pet podem ser utilizados como filtros em biodigestores. Concessionária que abastece o município já instalou alguns aparelhos.

Pneus e garrafas pet estão sendo reaproveitados em Petrópolis, Região Serrana do Rio, sendo usados no tratamento de esgoto do município. O material funciona como filtro de biodigestores, que retiram as impurezas das água antes que seja despejada novamente no meio ambiente.

A concessionária responsável pelo trabalho implantou sete biodigestores em dois bairros da cidade, e a meta é instalar mais dez. Os biodigestores devolvem para o meio ambiente água com até 85% de pureza e, no processo, produzem um gás que pode ser usado nos fogões residenciais.

O esgoto das casas entra no sistema por um tanque que retém o lixo. Depois, outro compartimento separa a gordura. O último processo é feito no biodigestor, onde as bactérias começam a agir e fazem 60% da limpeza. O sistema tem capacidade para tratar o esgoto de até mil moradores. O custo, em média, é de R$ 100 mil e foi instalado pela concessionária Águas da Cidade.


G1 -  Região Serrana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos