quarta-feira, 9 de outubro de 2013
SEMINÁRIO DEBATERÁ COOPERAÇÃO ENERGÉTICA ENTRE BRASIL E NIGÉRIA
A recente reestruturação do setor energético nigeriano, com concessões à iniciativa privada, abre oportunidades para a participação de empresas brasileiras no país nas áreas de geração e distribuição energética e ainda de desenvolvimento de fontes renováveis. Este foi o assunto tratado no encontro do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, e o ministro de Energia nigeriano, Chinedu Nebo, na tarde de ontem, durante missão comercial organizada pelo MDIC, em Abuja, capital do país africano.
Na reunião, Schaefer sugeriu ao ministro nigeriano a realização de um seminário específico para tratar do tema que reunirá as principais empresas do setor energético de Brasil e Nigéria, com data ainda a ser definida. "Há uma grande demanda na Nigéria que as empresas brasileiras podem atender com conhecimento, tecnologia e fornecimento de equipamentos e materiais para aumentar a capacidade instalada de geração de energia no país", avaliou o secretário.
O ministro nigeriano afirmou existir grande oportunidade de cooperação para elevar a produção energética por meio da construção de usinas hidrelétricas e de termoelétricas que funcionariam a partir do carvão extraído no país. Nebo mostrou interesse ainda em parcerias para suporte técnico na instalação de redes elétricas de distribuição na Nigéria, e para a pesquisa e o desenvolvimento da energia solar e de biomassa.
"O Brasil hoje não se destaca apenas pelo seu futebol, mas também por ter realizado uma massiva transferência de renda que conduziu milhões de pessoas à classe média", disse o ministro nigeriano, observando que o amplo acesso à energia foi fundamental neste processo.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário