segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SP ganha mais 20 km de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda

Faixas exclusivas implantadas neste ano ultrapassam os 220 km previstos. Mais 15 vias da capital receberam faixas, como a Radial Leste.

Ônibus utilizam faixa exclusiva na região de Congonhas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou nesta segunda-feira (7) novos trechos de faixas exclusivas para ônibus em 15 vias da capital paulista.

Ao todo, a capital paulista ganhou mais 20,5 km de faixas para ônibus. Com a inauguração, São Paulo atinge 224,6 km de faixas exclusivas para ônibus implantadas neste ano, número superior à meta imposta pela Prefeitura para 2013: 220 km.

As avenidas Itaberaba, Nova Cantareira, Boturussu, Paranaguá, Pedro Álvares Cabral, Professor Ascendino Reis, Ibirapuera, Conde de Frontin, Antônio Estevão de Carvalho, José Pinheiros Borges, o Túnel Jornalista Odon Pereira e o Viaduto Domingos de Moraes, assim como as ruas Monte Pascal, Doutor Luiz Ayres e Brigadeiro Gavião Peixoto receberam as novas faixas.

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Veja os trechos que receberam novas faixas nesta segunda-feira:

Zona Norte
Avenida Itaberaba
A nova faixa se estende por 200 metros à direita da via, entre as avenidas Inajar de Souza e Parada Pinto. Ela funciona apenas no sentido Centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h.

Avenida Nova Cantareira
A exclusividade para os coletivos será implantada em um trecho à direita da via que tem 1,6 km de extensão. Ela funciona entre a Avenida Água Fria e a Rua Maria Amália Lopes de Azevedo. O transporte coletivo tem prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Tucuruvi (Centro) e das 17h às 20h no sentido Tremembé.

Zona Sul
Avenida Ibirapuera
A faixa de ônibus fica entre a Avenida Pedro Álvares Cabral e o Largo Mestre de Aviz. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h em direção ao bairro.

Avenida Pedro Álvares Cabral
A faixa para ônibus ocupa os dois sentidos da via, entre a Rua Manuel da Nóbrega e o acesso à Avenida Ibirapuera. Ela fica em funcionamento apenas de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Avenida Professor Ascendino Reis
A faixa de ônibus está entre a Rua Estado de Israel e a Avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido Centro. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Zona Leste
Avenida Boturussu
O trecho receberá 2 km de faixa exclusiva para ônibus. A exclusividade valerá entre a Avenida São Miguel e a Avenida Paranaguá, de segunda a sexta-feira, 6h às 9h no lado ímpar e das 17h às 20h no lado par da via.

Avenida Paranaguá
A exclusividade para os coletivos fica na direção do bairro. O novo trecho funciona por 1,5 km entre a Avenida São Miguel e a Avenida Boturussu. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, em sentido único.

Radial Leste
Na via, foram implantados 10,5 km de faixa exclusiva à direita em um trecho que engloba as avenidas Conde de Frontin, Antônio Estevão de Carvalho, José Pinheiros Borges, a Rua Doutor Luiz Ayres e o Túnel Jornalista Odon Pereira. Os coletivos circulam com exclusividade pelo trecho de segunda a sexta-feira, no sentido Centro, das 5h às 9h, e no sentido bairro, das 16h às 21h.

Zona Oeste
Viaduto Domingos de Moraes e ruas Monte Pascal e Brigadeiro Gavião Peixoto
A exclusividade para os coletivos foi implantada nos dois sentidos por cerca de 900 metros. O novo trecho funciona nas três vias, entre a Avenida Ernesto Igel e a Rua Barão da Passagem, no sentido Centro. Em direção ao bairro, a faixa será implantada nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Monte Pascal, entre as ruas Laurindo de Brito e Belmonte. O horário de ativação será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.


G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos