Quinta, 26 Junho 2014 21:32
Nova tecnologia de coleta de dados auxilia a remoção de cargas entre
Terminais
Escrito por Redação Portogente
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Investir em soluções eficientes, criativas e que contribuam com o fluxo
de operações do Terminal faz parte da cultura Embraport. A mais recente
novidade, desenvolvida pela área de Tecnologia, é uma solução de envio de dados
online durante as atividades de GRCI (Guia de Remoção de Contêiner de
Importação), um procedimento de remoção de cargas de outros terminais para
armazenagem na Embraport.
No processo anterior, o ‘caixeiro’ (profissional responsável por
conferir a carga) era enviado a outro terminal para vistoriar o contêiner,
conferir a documentação, registrar as informações e autorizar a saída de
mercadorias para que pudessem ser encaminhadas até a Embraport.
Agora, por meio de um smartphone com tecnologia 3G que é entregue ao
caixeiro, é possível realizar a vistoria e os trâmites legais com mais
velocidade e confiabilidade. Dados de identificação do lacre, volume, estado da
carga ou possíveis avarias são transmitidos diretamente do aparelho, que possui
um aplicativo próprio da Embraport, para o Sistema Embraport Online (EOL),
assim como o horário de saída do outro terminal, identificação do motorista e a
placa da carreta que fará o transporte. A partir da confirmação do caixeiro
pelo smartphone, o próprio sistema gera o agendamento para a entrada da carreta
na Embraport, garantindo praticidade e eliminando etapas.
Com o novo formato de acesso, as equipes de Processos Aduaneiros e
Segurança Patrimonial conseguem acompanhar em tempo real o local de saída,
tempo de trânsito, previsão de chegada, possíveis avarias e até mesmo a qual
navio a carga se destina. É possível, também, consultar um histórico de
remoções.
Outro ponto importante está relacionado à segurança, pois qualquer
informação sobre possíveis avarias ou violações do lacre será conferida na
entrada do Gate da Embraport, e se alguma divergência for encontrada, o próprio
sistema dará um alerta aos vistoriadores.
“O novo procedimento significa economia de até 50% no tempo de entrada
da carga no terminal, pois elimina a necessidade de criar o agendamento
manualmente, uma vez que as informações verificadas em outro operador portuário
são exibidas para o vistoriador de Gate da Embraport em seu coletor de dados,
tornando necessário apenas a confirmação dos dados, além de oferecer
informações mais detalhadas no EOL”, explica Marcio André Mateus, coordenador
de TI da Embraport.
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