quinta-feira, 10 de julho de 2014

ECONOMIA BRASILEIRA PRECISA DE SISTEMA LOGÍSTICO INTEGRADO E EFICIENTE


A recuperação da competitividade da economia brasileira depende de investimentos na infraestrutura. Além das obras necessárias, é preciso planejar a ampliação e a integração dos sistemas de transportes para que a malha de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos sejam eficientes no escoamento da produção. Para ajudar o poder público no planejamento da logística nacional e regional, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou os projetos prioritários de quatro regiões do país de forma a integrá-las, física e economicamente, num sistema logístico eficiente.
As sugestões estão no estudo Eixos logísticos: os projetos prioritários da indústria, que foi entregue aos candidatos à Presidência da República. Os eixos logísticos foram definidos com base nos Estudos Regionais de Competitividade, patrocinados pela CNI e por federações estaduais da indústria. Os trabalhos oferecem subsídios para o planejamento de sistemas logísticos que permitam a redução dos custos de transporte do Brasil. Os estudos sobre as regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que já foram concluídos, comparam as rotas existentes, fazem projeções para rotas potenciais que estão em fase de planejamento ou de projeto. Também mostram a opção mais econômica para as cadeias produtivas de cada região.
Juntos, os projetos beneficiam 31 cadeias produtivas do país. Essa economia decorreria da eliminação dos gargalos logísticos que, nos próximos anos, pode travar o escoamento da produção nacional para os mercados interno e externo. Os eixos logísticos consolidam rotas que permitem um escoamento mais eficiente da produção, tanto para exportação, quanto para a movimentação doméstica de bens para abastecer as linhas de produção. Para o analista de Políticas e Indústria da CNI Matheus Castro, a integração da malha de transporte vai dar mais competitividade ao setor produtivo brasileiro.

Fonte: Confederação Nacional da Indústria
09/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos